Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança campanha "Salvador vai de bike" e inaugura primeira ciclofaixa



Um movimento de incentivo ao uso de bicicleta na capital baiana foi lançado no último domingo (22), em que foi celebrado o Dia Mundial Sem Carro. A população poderá alugar bicicletas durante a semana e pedalar com tranquilidade aos finais de semana na nova via instalada na cidade.

Foram inauguradas as primeiras estações de compartilhamento de bikes e a primeira ciclofaixa, que vai de Campo Grande até o Centro Histórico da cidade. O evento contou com a participação do prefeito, ACM Neto, que realiza a ação em parceria com o banco Itaú e a empresa Serttel, e integra o "Movimento Salvador Vai de Bike".


É um consenso – tanto da população, quanto de visitantes frequentes – que o trânsito de Salvador está cada vez mais caótico. Entretanto, agora, os moradores têm a opção de usar as magrelas para percorrer pequenos trajetos, sendo uma alternativa para fugir do engarrafamento.

A bike repórter Renata Falzoni, que foi convidada para participar do lançamento do projeto, se mostrou otimista em relação à implantação do programa. “Conversando com o prefeito, eu senti muito mais determinação e vontade política. Ele está muito mais empenhado e mais elucidado do que se tem que fazer, do que propriamente os discursos das outras cidades, que é mais tímido”, afirmou em entrevista concedida a Valci Barreto, da Folha do Recôncavo. “Conheci Salvador nos anos 70 e fiquei abismada de ver o que está acontecendo aqui. A cidade está atormentada pelos carros, então, (o projeto) chega em um momento muito oportuno”.


As primeiras estações foram inauguradas na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema. Todas as bicicletas têm chips e são monitoradas 24 horas.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o uso do sistema será praticamente gratuito, diferente do que acontece em outras capitais. O usuário arcará apenas com o credenciamento anual, no valor de R$10, e não haverá cobrança de tarifas diárias ou mensais. Já a ciclofaixa, funcionará aos domingos das 7h às 16h.


Para mais informações sobre o sistema de aluguel de bike clique aqui

Por Marcia Sousa - Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios