Pular para o conteúdo principal

Casa ecológica produz toda a energia que consome

Modelo construído no prédio da Panasonic, em Tóquio, usa tecnologia verde
Por Casa e Jardim Online

Imagine viver em uma casa totalmente ecológica que, em vez de consumir energia extra, produz a sua própria e emite uma taxa zero de carbono. Por enquanto, isso não é realidade, mas a Panasonic montou uma casa-modelo, com toda a tecnologia verde, no prédio da empresa, em Tóquio, no Japão. Embora nenhuma família viva no local e nem todos os produtos instalados sejam produzidos e vendidos no mercado, o espaço é aberto para a visitação pública e mostra como seria o funcionamento de uma construção com quatro quartos, equipada com sistemas ecoeficientes de ventilação, iluminação, geração de energia e aquecimento. Veja como funciona: 

O sistema de ventilação equilibra as temperaturas interna e externa

TEMPERATURA
Com um sistema moderno, que combina ventilação natural e mecânica, o ar frio é captado no verão e o ar quente, no inverno, por baixo da casa. Assim, a temperatura interna fica equilibrada em qualquer estação. O ar-condicionado também é inteligente e funciona por meio de um sensor: se a pessoa está fazendo uma atividade leve, como ler um livro, o ar fica automáticamente mais fraco e, se está se exercitando, por exemplo, o fluxo é mais intenso. 

Lâmpadas de LED e sensores na iluminação

ILUMINAÇÃO 

Além de aproveitar a luz natural, com amplas aberturas para deixar o sol entrar nos ambientes internos, a casa ecológica também conta com a tecnologia para economizar energia na iluminação. Lâmpadas de LED foram instaladas pela casa toda: elas consomem seis vezes menos do que as comuns e duram mais tempo: de acordo com a Panasonic, as lâmpadas EverLED podem funcionar por até 19 anos. Além disso, sensores apagam e acendem as luzes da casa automaticamente, conforme o movimento das pessoas, e aumentam e diminuem a sombra para aproveitar ao máximo a luz natural. 

Eletrodomésticos modernos reutilzam a água

ÁGUA 
Com eletrodomésticos modernos, é possível economizar água. A lavadora e secadora da casa ecológica consome menos energia porque a água é reaproveitada durante as lavagens e uma bomba de calor seca as roupas, sem precisar usar tanta eletricidade. Detalhes, como o material especial usado nas peças sanitárias, também ajudam: os vasos, pias e banheiras ficam limpos por mais tempo, porque são mais resistentes e aos quais a sujeira é menos aderente, exigindo menos lavagens. 

Painéis captam a energia solar

ENERGIA 
Ao isolar aparelhos eletrônicos com uma camada de vácuo, a eficiência energética é mais intensa, ou seja, dá para usar mais, gastando menos eletricidade. O U-Vacua pode ser instalado nos eletrodomésticos com essa intenção. Outra tecnologia é o Heat Pump, que capta o calor do ar e o transforma em energia para alimentar o ar-condicionado, o aquecedor de água, as lavadoras e secadoras.

A casa também é equipada com painéis que captam a energia solar e possui aparelhos que combinam hidrogênio com o oxigênio do ar, produzindo energia. A peça também aquece a água, que pode ser usada nos chuveiros e no sistema de aquecimento de piso. Um acumulador também capta toda a energia extra produzida e a armazena, para uso futuro. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios