Pular para o conteúdo principal

DRENAC – Piso drenante Cerâmicos by Benedito Abbud

DRENAC é uma placa pré-fabricada de concreto drenante para uso em pisos composta por 82% de resíduos reciclados de cerâmica, e adição de cimento, que resultam num produto com grande resistência ao desgaste, às intempéries, e são ecologicamente corretos. Possue capacidade de vazão de água de 82% permitindo a drenagem das águas pluviais para o subsolo, evitando o empoçamento de água e minimizando as enchentes.

LOCAL DE USO:

Podem ser utilizados em áreas externas em estacionamento de veículos de passeio, para o transito de pedestres em calçadas, e passeios, apresentam um bom isolamento térmico e tem características de ser antiderrapante. Rampas de até 12%.

Possuem acabamento polido na superfície que torna o caminhar agradável, ideal também para áreas com circulação de bicicletas, carrinhos de bebe, e acessível para cadeirantes.CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS / FORMATOS / CORES:

• Resistência ao desgaste (500m): 2,51 mm • Medida de Atrito superficial: 77 • Resistência à Compressão: 24,2 Mpa • Permeabilidade: 1,1 x 10-1 cm/s (alta permeabilidade) • Índice reciclagem: 82% resíduos cerâmicos

• Peso: Placa 20x20x6cm = aprox. 4 kg. Placa 40x40x6cm = aprox. 15 kg.

Placa 10x20x6cm = aprox. 2 kg.

O produto DRENAC é fornecido em placas de 40 x 40 x 6 cm, 20 x 20 x 6 cm e 10x20x6cm. As cores oferecidas são Terracota e Areia, a variação de tonalidade é inerente ao produto.


ARMAZENAGEM

As caixas de DRENAC devem ser colocadas na obra na vertical. O local escolhido para estocagem na obra deve ser abrigado da chuva, e as caixas devem ficar sobre pallets (nunca diretamente no chão ou sobre a terra). As peças necessitam de cuidados no transporte e manuseio para que não ocorram descanteamentos.


ASSENTAMENTO:

O assentamento do piso DRENAC deve ser realizado sobre camadas drenantes preparadas de forma a possibilitar o escoamento de água, a contenção lateral deve ser realizada com antecedência possibilitando o travamento do piso assentado:

1) O solo existente deve ser uniformizado com uma enxada, preparado com os caimentos necessários, e apiloado com um compactador de percussão tipo sapo. A contenção lateral deve ser prevista para o travamento das peças. 2) Colocar uma camada de brita 3, com 4 cm de espessura.

3) Colocar uma camada de pedrisco com 4 cm, e compactar. 4) Cobrir com manta Geotextil Bidim permeável toda a área de piso. 5) Colocar camada de areia média limpa de 4 cm sarrafeada e nivelada. Os pisos DRENAC deverão ser assentados sobre a areia, com o auxilio de linhas de nylon, e martelo de borracha, e compactados com um compactador de placa vibratória, rejuntados com areia média, e limpando-se ao final com uma vassoura. Havendo necessidade de recorte dos pisos usar máquina de corte tipo Makita. A liberação para o transito de pessoas e veículos é imediata.

LIMPEZA

Após o assentamento lavar o piso com água para retirar as sujidades.

Não utilizar ácidos, incluindo produtos de limpeza de base ácida, como “limpa- pedra” e outros. Em áreas externas, no caso de acúmulo de sujeira na superfície do material, utilizar lavadora de alta pressão (jato leque) para a manutenção de sua função drenante.

Esquema do assentamento:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios