Pular para o conteúdo principal

DRENAC – Piso drenante Cerâmicos by Benedito Abbud

DRENAC é uma placa pré-fabricada de concreto drenante para uso em pisos composta por 82% de resíduos reciclados de cerâmica, e adição de cimento, que resultam num produto com grande resistência ao desgaste, às intempéries, e são ecologicamente corretos. Possue capacidade de vazão de água de 82% permitindo a drenagem das águas pluviais para o subsolo, evitando o empoçamento de água e minimizando as enchentes.

LOCAL DE USO:

Podem ser utilizados em áreas externas em estacionamento de veículos de passeio, para o transito de pedestres em calçadas, e passeios, apresentam um bom isolamento térmico e tem características de ser antiderrapante. Rampas de até 12%.

Possuem acabamento polido na superfície que torna o caminhar agradável, ideal também para áreas com circulação de bicicletas, carrinhos de bebe, e acessível para cadeirantes.CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS / FORMATOS / CORES:

• Resistência ao desgaste (500m): 2,51 mm • Medida de Atrito superficial: 77 • Resistência à Compressão: 24,2 Mpa • Permeabilidade: 1,1 x 10-1 cm/s (alta permeabilidade) • Índice reciclagem: 82% resíduos cerâmicos

• Peso: Placa 20x20x6cm = aprox. 4 kg. Placa 40x40x6cm = aprox. 15 kg.

Placa 10x20x6cm = aprox. 2 kg.

O produto DRENAC é fornecido em placas de 40 x 40 x 6 cm, 20 x 20 x 6 cm e 10x20x6cm. As cores oferecidas são Terracota e Areia, a variação de tonalidade é inerente ao produto.


ARMAZENAGEM

As caixas de DRENAC devem ser colocadas na obra na vertical. O local escolhido para estocagem na obra deve ser abrigado da chuva, e as caixas devem ficar sobre pallets (nunca diretamente no chão ou sobre a terra). As peças necessitam de cuidados no transporte e manuseio para que não ocorram descanteamentos.


ASSENTAMENTO:

O assentamento do piso DRENAC deve ser realizado sobre camadas drenantes preparadas de forma a possibilitar o escoamento de água, a contenção lateral deve ser realizada com antecedência possibilitando o travamento do piso assentado:

1) O solo existente deve ser uniformizado com uma enxada, preparado com os caimentos necessários, e apiloado com um compactador de percussão tipo sapo. A contenção lateral deve ser prevista para o travamento das peças. 2) Colocar uma camada de brita 3, com 4 cm de espessura.

3) Colocar uma camada de pedrisco com 4 cm, e compactar. 4) Cobrir com manta Geotextil Bidim permeável toda a área de piso. 5) Colocar camada de areia média limpa de 4 cm sarrafeada e nivelada. Os pisos DRENAC deverão ser assentados sobre a areia, com o auxilio de linhas de nylon, e martelo de borracha, e compactados com um compactador de placa vibratória, rejuntados com areia média, e limpando-se ao final com uma vassoura. Havendo necessidade de recorte dos pisos usar máquina de corte tipo Makita. A liberação para o transito de pessoas e veículos é imediata.

LIMPEZA

Após o assentamento lavar o piso com água para retirar as sujidades.

Não utilizar ácidos, incluindo produtos de limpeza de base ácida, como “limpa- pedra” e outros. Em áreas externas, no caso de acúmulo de sujeira na superfície do material, utilizar lavadora de alta pressão (jato leque) para a manutenção de sua função drenante.

Esquema do assentamento:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios