Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

14 de out de 2010

Os telhados verdes são um antídoto para o efeito de ilha de calor

Telhado Verde em Vancouver

Os telhados verdes, como apresentados na foto ao lado, trazem mais benefícios do que aqueles gerados para seus proprietários, de acordo com Stuart Gaffin, pesquisador da Universidade de Columbia. “Eles são um verdadeiro ganha-ganha em váriass frentes”, disse ele.
Talvez o maior benefício global dos telhados verdes seja sua contribuição na luta contra o efeito “ilha de calor urbano”. O que sugere Gaffin é que os telhados sejam responsáveis por dois terços do aquecimento localizado em Nova York ao longo do século passado. Os telhados convencionais, que ele chama de “praias de alcatrão”, são os principais contribuintes para este fenômeno, que absorve e re-irradia a energia do sol como calor. “Nós estamos indo na direção de esfriar o clima regional, especialmente onde as pessoas estão vivendo”, observou Gaffin. “Assim nós estamos tomando uma atitude para enfrentar o efeito de ilha de calor urbano”.
Enquanto telhados convencionais podem chegar a temperaturas de 80 °C em uma hora, mesmo fora do alto verão, os telhados verdes sempre ficam mais próximos à temperatura ambiente. “Esses telhados convencionais são perigosos espaços quentes”, disse Gaffin. “É uma enorme carga de calor que se pode descartar.”


Plantas em telhados verdes regulam sua temperatura através da “evapotranspiração”. “Eles evaporam grandes quantidades de água”, explica Gaffin. Eliminando os ciclos de temperaturas extremas os telhados verdes podem ser concebidos como opções de manutenção relativamente baratas. Eles experimentam menos expansão térmica e, portanto, reduzem o estresse de contração, levando a previsões de pelo menos uma duplicação da vida útil em comparação com telhados negros.
O efeito de ilha de calor urbano é frequentemente utilizado pelos críticos da investigação sobre o clima para sugerir que aumentos de temperatura medidos não indicam o aquecimento global. “Geralmente a comunidade de pesquisa de clima evita até mesmo usar estações meteorológicas urbanas, ou tenta fazer as devidas correções, porque sabe-se que existe uma tendência para o aquecimento”, explicou Gaffin.

A equipe de Columbia está considerando se estações meteorológicas em telhados verdes podem fornecer medidas mais precisas para estudos urbanos, embora isso ainda não lhes permita avaliar as mudanças climáticas. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos recomenda a colocação de sensores em superfícies pavimentadas ou concretadas. “Uma das grandes restrições diz para ‘não colocá-los perto de telhados de asfalto negro’”, explicou Gaffin. Já os telhados verdes, seriam como pradarias suspensas.

O branco é outra cor de telhado usado para combater tanto o efeito de ilha urbana de calor e o aquecimento global, em geral, simplesmente refletindo a luz para o espaço. Isso é mais barato do que a instalação de telhados verdes, mas precisa de manutenção especial para impedir que a sujeira reduza sua eficácia. Gaffin espera que tanto os telhados verde, quanto os branco possam substituir os telhados negros. “Acho que a maneira como nós estamos caminhando para esfriar as superfícies nas cidades redundará numa combinação de vegetação e superfícies brilhantes,” disse Gaffin. “Será uma contribuição de ambos.”

Os primeiros passos para a instalação

Legenda: Universidade de Columbia confirmou que um telhado verde economiza energia através do isolamento de centro de treinamento da Con Edison, em Long Island City, Queens.
Fotos: Con Edison