Pular para o conteúdo principal

Biosphere Sustainability Centre: centro cultural com emissão zero carbono

Biosphere Sustainability Centre - Imagem Paul Raff Studio

O Biosphere Sustainability Centre, na região de Thousand Island, em Ontário, Canadá, é um complexo cultural multiuso pensado para ser um poderoso catalisador sustentável do desenvolvimento ambiental, social e econômico.



O objetivo do Centro é o de incentivar o capital ambiental e humano para incrementar os resultado ambientais, sociais, culturais e econômicos, apontando uma direção global para o desenvolvimento sustentável regional com o centro servindo como uma atração chave e um portal de ligação para a região.
A Frontenac Arch Thousand Islands Biosphere, que inclue as “Thousand Islands”, é um local tombado pela UNESCO. Ela abrange o Rideau Canal World Heritage Site, outra denominação da UNESCO. Poucas partes no mundo têm ambas denominações, natural e cultural, da UNESCO. A região será conhecida como um espaço vibrante de classe mundial para a aprendizagem sobre experiências sustentáveis desenvolvidas em base a um capital natural e cultural únicos na região. O Biosphere Sustainability Centre abrigará residentes, estudantes e visitantes, como um porta para o aprendizado e a vivência da extraordinária herança ambiental, social e cultural da região.

 

Um grupo de organizações governamentais e sem fins lucrativos, assim como representantes locais e comunitários com missão e interesses comuns, caminham juntos para explorar os benefícios da criação do Centro de sustentabilidade. Várias organizações necessitam novos espaços para escritórios, exposições, atividades educacionais e promocionais, pesquisas e reuniões. Eles viram na destinação destas necessidades uma oportunidade para ter um significativo e sustentável impacto positivo no desenvolvimento econômico, cultural, ambiental e social desta região de Ontário Oriental.


A fábrica da Camcar Textron, no antigo Lowertown de Gananoque, apresentava-se como uma nascente área potencial e o Comitê imediatamente percebeu que os 11.500 metros quadrados tinha grande potencial para o desenvolvimento do projeto de re-uso pra o Biosphere Sustainability Centre. Com a proximidade de Gananoque Boat Line, que atrai entre 200.000 a 400.000 visitantes por ano para as Thousand Islands, assim como a boa localização geográfica para agir como um hub e um trampolim para o resto da região, o Lowertown foi selecionado.

Biosphere Sustainability Centre - Paul Raff Studio




O Biosphere Sustainability Centre inclui equipamentos para exposições e conferências, estúdios de artesãos, lojas e áreas para escritórios. A programação do edifício é integralmente para demonstrar para o público como as tecnologias de energia renovável, incluindo geotermia, água, solar, eólica e biomassa, podem ser usadas para oferecer aquecimento, resfriamento e eletricidade limpos, assim como o reaproveitamento da água. Além de tudo o centro servirá como um recurso educacional com um positivo impacto a longo prazo no planejamento, na vivência e no trabalho da região.


O projeto do Centro inclui dois telhados verdes com muros ajardinados, “biomuros” que servem para reciclar o ar e oferecer um escultural sombreamento ao longo do edifício. O edifício e a área são projetados para interconectar-se com a margem do rio que circunda a vizinhança. O traço mais surpreendente no Centro é uma proteção atmosférica que paira sobre o edifício e oferece múltiplas funções: coleta a luz do sol para painéis solares,oferece sombra, reflete a paisagem circundante e provê canais para coleta da água da chuva nos cantos do edifício que, nos meses de inverno, transformam-se numa espetacular escultura de pingentes de gelo.


Ficha Técnica:
Nome do projeto: Biosphere Sustainability Centre
Cliente: Frontenac Arch Biosphere Consortium
Localização: Gananoque, Canada
Área: 11.508 m2
Uso: Defesa da sustentabilidade, exposições, pesquisa, centro comunitário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt