Pular para o conteúdo principal

Casas de bambu a preço de smartphone resistem a terremoto

Em Mianmar, moradias de baixo custo desafiam terremoto de de magnitude 7,7
Foto: Aung Htay Hlaing
Situado entre placas tectônicas, Mianmar é uma das regiões mais ativas do mundo em termos sísmicos. Em março de 2025, um terremoto de magnitude 7,7 devastou o centro do país, deixando Mandalay, a segunda maior cidade, praticamente em ruínas. Em meio à destruição e tragédia, um detalhe chamou a atenção: moradias construídas pelo preço de um smartphone resistiram ao tremor. Eram casas feitas de bambu, ou seja, sustentáveis, acessíveis e erguidas em uma semana.

As casas foram construídas pela Housing NOW, uma iniciativa criada em 2019 pelo estúdio de arquitetura e design local Blue Temple para enfrentar a crise habitacional em Mianmar. O país é marcado por conflitos internos e, desde o golpe militar de 2021, governado por uma ditadura.
Foto: Aung Htay Hlaing
Mianmar é considerado um dos países de menor renda da Ásia e, mesmo antes da intervenção militar, muitas regiões já sofriam com a escassez de moradias adequadas, agravada pelo deslocamento forçado de minorias étnicas. É nesse contexto que a Housing NOW começou a desenvolver casas, escolas e clínicas feitas de bambu, com foco em baixo custo, rápida implantação e participação comunitária. As estruturas são adaptadas às condições sísmicas e climáticas locais, oferecendo uma resposta resiliente e sustentável em meio à crise.

Até fevereiro deste ano, quase 20 milhões, mais de um terço da população, precisava de ajuda humanitária no país do sudeste asiático, segundo estimativa da ONU.
Casas de bambu

Foram 26 casas de bambu que permaneceram de pé após o terremoto de magnitude 7,7. Cada unidade do tipo pode ser construída em menos de uma semana por mil a mil e 300 dólares, ou seja, preço de um smartphone de última geração.
Foto: Aung Htay Hlaing
O modelo da casas se baseia no uso inovador de bambu de pequeno diâmetro em feixes: uma técnica que transforma uma espécie subvalorizada, abundantemente disponível nos mercados locais, em uma estrutura estruturalmente interligada.
Foto: Aung Htay Hlaing
As famílias participam da montagem, orientadas pela equipe técnica da Housing NOW, enquanto o sistema geométrico distribui as cargas sísmicas e permite variações no layout e na fachada. Segundo os responsáveis, o terremoto se tornou a prova definitiva do conceito: em um dos contextos mais frágeis do planeta, as casas de bambu proporcionaram resiliência e dignidade em escala.
Foto: Aung Htay Hlaing
O bambu se destaca como um material construtivo sustentável e versátil, combinando resistência, leveza e beleza natural. Além disso, sua alta resistência à tração, aliada à flexibilidade, o torna ideal para estruturas em regiões sujeitas a eventos sísmicos ou ventos fortes. Saiba mais sobre esta planta nobre considerada a matéria-prima do futuro.

Moradia popular de baixo custo

As resistentes casas de bambu integram um projeto de moradia pré-fabricadas de bambu e de baixo custo para famílias deslocadas internamente. No total, 79 unidades já foram construídas. Nos últimos cinco anos, a iniciativa vem testando três estratégias paralelas para habitação em Mianmar:
Foto: Aung Htay Hlaing
  1. Conjuntos habitacionais pré-fabricados modulares, rápidos e de baixo custo, agora comprovados em campo contra terremotos e eventos de ventos fortes;
  2. O Manual de Bambu Faça Você Mesmo, com 500 cópias impressas e distribuídas para ajudar as comunidades a construir de forma autônoma com ferramentas e materiais locais;
  3. Uma abordagem otimizada de dinheiro por abrigo, reformando casas autoconstruídas por meio da orientação de famílias e carpinteiros com conhecimento técnico e consultoria estrutural.
Tais métodos formam um conjunto de ferramentas para moradias dignas em tempos de crise, adaptável a diferentes regiões, cadeias de suprimentos e níveis de participação comunitária.
Foto: Aung Htay Hlaing
A iniciativa já foi reconhecida por diversos prêmios: MIT Solve (2023), Good Energies Prize (2023), UNICEF Innovation30 (2023), Nikkei Asia Award (2025). Com a missão de “garantir que cada família em Mianmar tenha um lugar para chamar de lar”, a Housing NOW mostra que moradias dignas e resilientes podem ser construídas com sustentabilidade, design flexível e a um custo acessível.
Foto: Aung Htay Hlaing
Fonte: Ciclovivo









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo