Pular para o conteúdo principal

Feito à mão: uma casa primorosa decorada por artesãos

 Design valoriza o artesanato local e propõe uma nova forma de viver com menos impacto ambiental.

Fotos: Ishita Sitwala

Uma casa decorada com esculturas, tecidos e móveis produzidos por artesãos é certamente uma residência com alma. É um espaço que conta histórias e traz aconchego aos moradores. Unindo tradição e sustentabilidade, mas sem deixar de lado o design contemporâneo, o projeto residencial “Chá de Poejo” (Pennyroyal Tea) é um primoroso exemplo.

Desenvolvido pelo estúdio MOS, na costa leste de Tamil Nadu, na Índia, o espaço valoriza o artesanato local e ao mesmo tempo propõe uma nova forma de viver com menos impacto ambiental. Aproximadamente 80% dos móveis, luminárias e obras de arte foram criados sob medida para o projeto, de forma a reduzir ao máximo a geração de resíduos.

A personalização da casa feita por artesãos também permitiu que pudesse ser considerado o fim da vida útil dos objetos, possibilitando a reutilização ou reciclagem dos materiais, reduzindo assim a pegada de carbono, tanto na construção como na operação do espaço.
Foto: Ishita Sitwala

Foi priorizado ainda o uso de pedra natural e madeira maciça de origem local e livre de produtos químicos nocivos, garantindo o mínimo de impacto ambiental e a melhoria da qualidade do ar interno da residência. Segundo a OMS, passamos cerca de 90% do tempo em ambientes fechados, cuja qualidade do ar pode ser péssima. Tintas, vernizes, colas e plásticos são alguns dos componentes presentes dentro de casa que podem prejudicar a saúde e o bem-estar.

O projeto “Chá de Poejo” é fruto do trabalho de um coletivo formado por mais de 200 artesãos de diversas regiões da Índia. A criação coletiva da casa de artesãos se deu ao longo de dois anos e meio. Como uma tela viva, a residência também simboliza o empoderamento de comunidades locais, por meio da geração de renda, e a preservação de saberes tradicionais.

Foto: Ishita Sitwala

“O resultado é um ambiente imersivo e repleto de maravilhas que captura a riqueza da cultura indiana, ao mesmo tempo em que apresenta uma perspectiva contemporânea e revigorante”, afirma o estúdio MOS à imprensa. “Do intrincado piso de mosaico e instalações de latão aos móveis artesanais, cada elemento conta uma história de artesanato, cultura e cuidado com o planeta. O projeto serve como um lembrete duradouro de como o design pode elevar comunidades, honrar tradições e construir um futuro mais sustentável para todos”, conclui.


Fotos: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Fotos: Ishita Sitwala

Fotos: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala
Fonte: Ciclo Vivo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo