Também conhecida como arquitetura verde e ecoarquitetura, a arquitetura sustentável é uma forma de conceber o projeto arquitetônico de um jeito sustentável, otimizando os recursos naturais e os sistemas de edificação de maneira que minimize o impacto ambientar que os edifícios provocam ao meio ambiente e seus moradores.
Como os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos que são causados à natureza por consumirem mais da metade de toda energia que é utilizada em países desenvolvidos e por produzirem mais da metade dos gases que modificam o clima, a arquitetura sustentável contesta a ideia de o edifício ser uma obra de arte, pois compreende como sendo parte do habitat vivo.
Para a elaboração de um projeto de arquitetura que busca uma maior sustentabilidade é preciso considerar o ciclo todo de vida de uma edificação, como a manutenção e a reciclagem ou a demolição. Esse é um caminho que não possui receitas, mas depende do conhecimento e da criatividade de cada pessoa envolvida.
Vantagens do projeto sustentável
Uma arquitetura ecológica, sustentável e verde oferece muitas vantagens para seus consumidores, afinal, quem é que não gostaria de morar em uma casa clara, saudável, confortável termicamente e que economize água e energia? Uma casa ecológica beneficia sim o meio ambiente, mas também garante o bem-estar dos moradores.
Alguns dos projetos de arquitetura sustentável incluem um eco-banheiro, escritório ambiental e outros, onde todos são decorados por materiais recicláveis. Os produtos incluem abajur, mesas, quadros, ente outros para decoração e oferecer mais conforto aos moradores, inclusive a grama sintética decorativa, que se tornou a preferência de quem quer decorar a casa com grama, como em um jardim de inverno. Elas são recicláveis e podem ser usadas para o processo de fabricação de novas gramas artificiais.
E então, gostou da ideia de usar uma arquitetura sustentável em sua casa?
Fonte: Grupo Placar
Comentários
Postar um comentário