Desde o terremoto de 2010 e o furacão Sandy que balançaram o Haiti, os esforços para a reconstrução das inúmeras casas destruídas continua, mesmo que lentamente. Um dos projetos de destaque é o Konbit Shelter, cujo objetivo é criar casas sustentáveis que também protegem as famílias dos desastres naturais.
O diferencial das casas feitas pelo grupo é que elas são estruturalmente construídas sem o uso de máquinas e com o auxílio dos moradores do local. Além disso, o grupo investe em detalhes arquitetônicos, como toldos e janelas feitos à mão e tetos altos.
Para fazer tudo isso, os criadores usam na construção asuperadobe, uma técnica capaz de erguer paredes com sacos preenchidos 90% por terra e 10% por cimento. Esse método se difunde cada dia mais pela baixa complexidade de construção e rapidez.
A prática envolve fazer sacos cheios de areia, argila, água, palha, entre outros materiais para montar uma estrutura de compressão resistente a terremotos, furacões, inundações e incêndios. Assim, é possível fazer uma casa durável e adaptada para atender às necessidades de cada comunidade.
O projeto tem como líder o artista Swoon, cujas obras já ficaram em exposição em São Paulo. Ele e uma equipe de arquitetos, engenheiros e outros artistas formam o Konbit Shelter. Para alavancar o projeto, o grupo se inscreveu no Kickstarter para arrecadar dinheiro com crowdfunding.
A meta era de US$ 30 mil e eles arrecadaram US$ 31.511. Graças à campanha de sucesso, esse dinheiro servirá para a compra de materiais para a próxima construção e como ajuda de custo aos construtores locais. Com parte do dinheiro arrecadado, o grupo também começará este mês a terceira empreitada do grupo, que já criou duas casas anteriormente: um centro comunitário e uma casa de família.
Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
Postar um comentário