Pular para o conteúdo principal

Arquitetos norte-americanos planejam cidade sustentável na China



   
   
   
Os arquitetos do escritório norte-americano Adrian Smith + Gordon Gill anunciaram um plano mestre para um complexo sustentável no distrito de Chengdu Tianfu, na China. A ideia é transformar uma área de 320 hectares em uma “grande cidade do futuro”.

A proposta oferece soluções para problemas de infraestrutura e altos níveis de poluição que atingem as grandes cidades chinesas e outras metrópoles mundiais. A construção do complexo será determinada de forma a reduzir o consumo energético e as emissões de gases de efeito estufa associadas à expansão urbana.

De acordo com os arquitetos, conforme informado pelo site norte-americano Inhabitat, a cidade deve estar concluída em oito anos, com capacidade para abrigar 30 mil famílias, aproximadamente 80 mil pessoas. O grande segredo das propostas de cidades do futuro é modificar o estilo de vida dos moradores, proporcionando condições para uma vida mais saudável e sustentável.

Em Chengdu Tianfu qualquer pessoa deve ser capaz de se locomover caminhando entre os extremos do complexo em apenas 15 minutos. Essa mudança descarta a dependência dos automóveis. Ainda em termos de mobilidade urbana, a “cidade do futuro” será ligada aos sistemas de transporte coletivo, que levarão os moradores aos bairros e regiões adjacentes. Mesmo assim, a ideia é de que as pessoas possam morar, trabalhar e se divertir dentro da própria estrutura planejada.

A opção por técnicas de construção sustentável e sistemas de energia renovável garantirá à cidade uma redução de 48% no uso de energia e 58% nos gastos com água, me relação às edificações tradicionais, capazes de abrigar uma população semelhante. Os resíduos também serão impactados pelas opções ecologicamente corretas, assim a produção de lixo será reduzida em 60% e os níveis de dióxido de carbono desses resíduos deve ser 89% menor.

Os arquitetos vão além do uso da tecnologia. Para se ter uma cidade sustentável é preciso conta com um planejamento também altamente eficiente. Por isso, a parte urbanizada do complexo será cercada por uma paisagem natural, com vales e corpos d’água, superior à área construída. Dentro da parte urbanizada também existe uma escala que designa o uso eficiente do espaço. Assim, 15% da terra será destinada ao lazer, com parques e áreas verdes, 60% será ocupado pela construção, enquanto os 25% restantes serão dedicados à infraestrutura com estradas e ruas para pedestres.

“Nós idealizamos esse projeto como uma cidade densa vertical que reconhece e de fato compreende a paisagem circundante, uma cidade cujos moradores vão viver em harmonia com a natureza e não em oposição a ela”, comentou o arquiteto Gordon Gill, ao Inhabitat.

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt