Pular para o conteúdo principal

7 princípios básicos da “Passivhaus” – Casa Passiva

casa passiva
Imagem: Sustentarqui

O que é uma casa passiva?

A casa passiva, ou passivhaus, é um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com um consumo de energia zero ou muito baixo. O nome, casa passiva, é dado por esta ser capaz de gerenciar a sua climatização (captação, aquecimento/refrigeração e distribuição de ar) por si mesma, com mecanismos simples e de baixo consumo energético. 

7 princípios básicos da Casa Passiva (Passivhaus): 

1- Superisolamento: 

A casa passiva possui alta eficiência energética, em razão do isolamento térmico exigido ser muito maior que o isolamento utilizado tradicionalmente na construção civil, evitando ou reduzindo o consumo de energia para o aquecimento ou o refrigeração da casa. O princípio é que com um envelope térmico eficiente, o que nada mais é que o seu envoltório (paredes, telhado, pisos e esquadrias) bem isolado do exterior, cria-se um interior confortável, sem recorrer aos tradicionais sistemas de climatização artificial que consomem muita energia elétrica. 

2- Eliminar as “pontes térmicas”: 

As pontes térmicas são produzidas quando a estabilidade da fachada se debilita pela inserção de outros planos ou elementos construtivos (portas ou janelas). O projeto da casa passiva, deve ajudar a eliminar as pontes térmicas e as fugas do frio ou calor. 

3- Planejamento e desenho: 

A parte da personalização do desenho de uma casa ecológica e das particularidades de seu proprietário, na casa passiva também é importante incluir no projeto a possibilidade de climatizar a casa com uma ventilação mecânica e aproveitar ao máximo a captação solar. 

4- Esquadrias: 

Térmicamente, as portas e janelas são os pontos fracos de uma construção, porque são uma fonte de perda de calor ou frio. A norma da casa passiva sugere a instalação de portas e janelas de alta qualidade, com bom isolamento térmico e acústico e vidros duplos ou triplos. 

5- Ventilação mecânica e recuperação do calor (para climas frios): 

As casas passivas contam com a tecnologia de recuperadores de calor, um equipamento que melhora a qualidade do ar interior e permite que o ar frio do exterior seja aquecido pelo ar quente do interior. Este equipamento cumpre duas funçoes: higienizar o ar da casa com o ar que vem do exterior e permitir que esse ar frio aqueça ao se misturar com o ar existente na casa. Este equipamento não consume energía já que seu funcionamento é mecânico. 

6- Otimização do calor: 

Na casa passiva o calor gerado no interior da casa por seus habitantes, luminárias e eletrodomésticos é aproveitado no aquecimento no inverno, No verão, há um planejamento de proteção do sol. Uilizando os princípios da arquitectura bioclimática. 

7- O Software PHPP: 

Os conceitos do Passivhaus se aplicam concretamente mediante um programa informático, baseado no Excel, chamado PassivHaus Plannig Package (PHPP) o qual adapta o comportamento térmico do edificio aos parâmetros térmicos do modelo da casa passiva. 

Fonte: Casas Ecológicas          Via: Sustentarqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios