Pular para o conteúdo principal

Jardim Vertical - Inspire-se!

O jardim vertical é uma ótima solução para deixar a natureza entrar na sua casa, em uma época que os espaços horizontais estão cada vez menores.


Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo na cozinha. Elas colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar. A engenheira agrônoma e paisagista Ana Augusta Lupion, da Lupion Paisagismo, ensina como montar um jardim vertical, quais plantas utilizar e como fazer a manutenção. Acompanhe o post e fique por dentro das principais técnicas e harmonias para você montar o seu jardim vertical!
Jardim Vertical | Como montar?

Existem diferentes técnicas para montar um jardim vertical e para todos os bolsos! Uma das mais sofisticadas são os blocos da Green Wall Ceramic, que formam vasinhos e contam com a possibilidade de instalar um sistema de irrigação, que facilita o cuidado e manutenção.


A Neo Rex oferece blocos de concreto pré-moldados, que podem ser concreto fundido, com jardineiras continuas ou blocos de concreto socado, com jardineiras zigue e zague. Também podem ser instalados com sistema de irrigação. Outra opção mais simples são os kits de sistema modular, feitos de uma estrutura de plástico, onde os vasinhos são adquiridos separadamente.

Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Uma boa opção é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel, como a foto abaixo.


Treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua é outra opção de montagem. Para colocação deve-se chumbar a treliça na parede e prender os vasos com ganchinhos. Esta alternativa facilita o uso da vegetação, pois você pode colocar vasos maiores. Os vasos meia lua também podem ser pregados em tela de alambrado.


O que plantar?

O jardim vertical permite o uso de diversas plantas. Os blocos e vasos menos profundos exigem mais cuidado na escolha das espécies. Deve-se optar por plantas de raízes mais superficiais como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari -roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens) entre outras.

Para os blocos de concreto pré-moldado, algumas espécies indicadas são: barba de serpente (Ophiopogon jaburam) e aspargo-pendente (Asparagus densiflorus).
Como cuidar?


Em qualquer das opções listadas acima, deve-se tomar alguns cuidados especiais namanutenção do jardim vertical. Muito cuidado com a irrigação e drenagem dos vasinhos, sempre verifique colocando o dedo nos vasos para ver se o solo não está muito encharcado ou muito seco.

Escolha sempre a espécie recomendada para o tipo de clima e iluminação onde o jardim será instalado. A adubação deve ser frequente, o ideal é fazer uma adubação química de NPK no verão, com a quantidade e formulação especifica para as espécies utilizadas e no inverno o ideal é utilizar produtos orgânicos.

Agora que você já sabe montar jardim vertical, confira algumas referências e inspire-se!


Fonte: Lolahome

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt