Pular para o conteúdo principal

Brasil alcança marca de 41 mil unidades residenciais certificadas Aqua-HQE

aqua-ecod.jpg
Bairro Ilha Pura abrigará os atletas olímpicos e paralímpicos em 2016
Foto: Divulgação
Morar em residências sustentáveis que proporcionam conforto e economia ao usuário aos poucos vem se tornando comum aos brasileiros. O país está entre os quatro primeiros do mundo no número de construções ambientalmente corretas no mundo e alcançou recentemente a expressiva marca de 41 mil unidades residenciais certificadas Aqua-HQE - selo de sustentabilidade internacional, de origem francesa, aplicado no país pela Fundação Vanzolini.
Pelo incentivo às praticas da sustentabilidade na construção civil o Aqua-HQE acaba de conquistar o 14º Prêmio Marketing Best Sustentabilidade e segundo Manuel Martins, coordenador executivo da certificação, “o modelo de avaliação representa uma mudança de paradigma que requer planejamento e controle pelo empreendedor e estimula a ideia de consumo consciente entre a população”.
Segundo ele, “as crises hídrica e energética vividas pelo país, também são fatores importantes para o aumento da oferta e do consumo de imóveis com soluções de sustentabilidade certificadas Aqua-HQE”.
São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que mais concentram moradias sustentáveis disponíveis no mercado
Além de empreendimentos habitacionais, bairros e loteamentos, a Fundação Vanzolini já avaliou construções do setor do comércio e varejo, indústria e logística, escritórios e edifícios escolares, hospedagem, lazer, bem estar, eventos e cultura. Ao todo, são 385 projetos certificados e o processo abrange todo o ciclo de vida de um edifício e de bairros e loteamentos, desde o planejamento até o funcionamento sustentável, passando pelo projeto, construção, manutenção e renovação.
Novo bairro
O projeto do novo bairro, que abrigará os atletas olímpicos e paralímpicos em 2016, foi concebido para atender aos mais altos padrões de sustentabilidade. Além das práticas de uso racional de recursos naturais na construção do bairro, o conceito se expande no legado sustentável do parque e dos condomínios, que fará parte do dia a dia do morador de Ilha Pura.

São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que mais concentram moradias sustentáveis disponíveis no mercado, mas outras capitais como Vitória, Salvador e João Pessoa, e cidades como Niterói, Campos dos Goytacazes, no estado fluminense, Limeira e Mogi das Cruzes, em São Paulo, tiveram lançamentos imobiliários construídos seguindo os parâmetros técnicos de desempenho ambiental da certificação.
Critérios globais
A Fundação Vanzolini, estabelecida e mantida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, é a principal certificadora da construção civil no Brasil. Desde 2007, adaptou e desenvolveu a certificação Aqua a partir do HQE da França.

Agora em cooperação com o Cerway, a Fundação Vanzolini oferece, desde 2014, o AQUA-HQE, uma certificação de nova geração alinhada aos critérios globais do HQE, que garantem elevados níveis de sustentabilidade e é apropriada ao meio ambiente e à evolução da cultura e regulamentação brasileira.
Minha Obs.: Só falta essas mesmas construções buscarem a certificação do SELO CASA SAUDÀVEL, uma certificação que entra no mercado com a preocupação com a saúde da habitação e de seus moradores, pois morar em um imóvel que além de ter uma certificação que se preocupa com o meio ambiente, ter uma outra que se preocupa com a saúde dessa habitação e de seus moradores, vai ser muito melhor.
Fonte: EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios