Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

12 de jan de 2014

Arquitetura sustentável: Reaproveitamento da água da chuva, iluminação, etc

Telhado verde, Iluminação natural, reaproveitamento da água da chuva, entre outros. Veja algumas ideias para usar em uma construção mantendo o padrão de sustentabilidade.

O conceito de arquitetura sustentável é amplo e envolve diversos aspectos na construção ou reforma de uma casa ou apartamento. Por sustentável devemos entender o uso de matérias que não agridam a natureza ou que o seu processamento na indústria não tenha sido feito de forma predatória. Além disso, a maneira como um projeto e feito entra na conta da sustentabilidade, como processo para reaproveitamento da água da chuva, iluminação natural, telhado verde, entre outros. Veja abaixo algumas ideias sobre o assunto.
Telhado verde

O telhado verde é um conceito não tão difundido, mas a ideia dele é cobrir o telhado com vegetação verde e isto contribuiria para amenizar o aquecimento interno do ambiente e ainda contribui para a não formação da chamada ilha de calor, causada pelo excesso de concreto, especialmente nas grandes cidades. O resultado é uma economia de energia com o uso do ar condicionado, por exemplo. Você pode ver um artigo completo sobre o assunto neste link.

Reaproveitamento da água

Recentemente eu estava vendo uma entrevista na TV com o príncipe Charles da Inglaterra e ele estava mostrando que ele reutiliza a água da sua residência para plantas e o jardim. Inclusive ele é um grande defensor da sustentabilidade. Agora, vejam o vídeo abaixo da arquiteta Alice Martins que mostra como foi feito o projeto de reforma da sua residência, usando o conceito de sustentabilidade. Muito interessante a ideia adotada para reaproveitamento da água da chuva, é um pouco trabalhoso e engenhoso, mas interessante.

                       

Iluminação natural

A iluminação natural é um dos mais importantes itens da arquitetura sustentável, afinal, uma casa com ambientes escuros exigem a luz artificial durante o dia contribuindo significativamente para a economia de energia. Este é outro conceito importante da arquitetura sustentável, pois se há abundância de luz natural lá fora, porque usar luz artificial que consome energia e contribui para o pais ter de gerar mais e mais energia?
Aquecedores solares


Os aquecedores solares são aqueles usados já em escala considerável no Brasil. Normalmente eles são usados para aquecimento da água de torneiras e principalmente do chuveiro que é um grande consumidor de energia elétrica. Apesar de ter um investimento considerável para a compra dos equipamentos e instalação, o investimento compensa em termos de economia de energia e é uma ação socialmente responsável.
Reciclagem de lixo

Projetar em sua casa coletores que permitam a coleta seletiva de lixo é uma ação interessante e ambientalmente responsável, contudo neste caso é importante considerar se na sua cidade há o processo de coleta seletiva, pois de nada adianta você separar o lixo em sua residência e depois ele ser misturado como lixo comum e ser enviado aos aterros sanitários. Algumas cidades brasileiras já contam com este tipo de coleta, em outras existem as cooperativas que fazem a coleta de alguns tipos de materiais. O importante é você se informar na sua cidade para saber quais materiais devem ser separados do lixo comum.
Fonte: Casa Dicas