Pular para o conteúdo principal

Arquitetura sustentável: Reaproveitamento da água da chuva, iluminação, etc

Telhado verde, Iluminação natural, reaproveitamento da água da chuva, entre outros. Veja algumas ideias para usar em uma construção mantendo o padrão de sustentabilidade.

O conceito de arquitetura sustentável é amplo e envolve diversos aspectos na construção ou reforma de uma casa ou apartamento. Por sustentável devemos entender o uso de matérias que não agridam a natureza ou que o seu processamento na indústria não tenha sido feito de forma predatória. Além disso, a maneira como um projeto e feito entra na conta da sustentabilidade, como processo para reaproveitamento da água da chuva, iluminação natural, telhado verde, entre outros. Veja abaixo algumas ideias sobre o assunto.
Telhado verde

O telhado verde é um conceito não tão difundido, mas a ideia dele é cobrir o telhado com vegetação verde e isto contribuiria para amenizar o aquecimento interno do ambiente e ainda contribui para a não formação da chamada ilha de calor, causada pelo excesso de concreto, especialmente nas grandes cidades. O resultado é uma economia de energia com o uso do ar condicionado, por exemplo. Você pode ver um artigo completo sobre o assunto neste link.

Reaproveitamento da água

Recentemente eu estava vendo uma entrevista na TV com o príncipe Charles da Inglaterra e ele estava mostrando que ele reutiliza a água da sua residência para plantas e o jardim. Inclusive ele é um grande defensor da sustentabilidade. Agora, vejam o vídeo abaixo da arquiteta Alice Martins que mostra como foi feito o projeto de reforma da sua residência, usando o conceito de sustentabilidade. Muito interessante a ideia adotada para reaproveitamento da água da chuva, é um pouco trabalhoso e engenhoso, mas interessante.

                       

Iluminação natural

A iluminação natural é um dos mais importantes itens da arquitetura sustentável, afinal, uma casa com ambientes escuros exigem a luz artificial durante o dia contribuindo significativamente para a economia de energia. Este é outro conceito importante da arquitetura sustentável, pois se há abundância de luz natural lá fora, porque usar luz artificial que consome energia e contribui para o pais ter de gerar mais e mais energia?
Aquecedores solares


Os aquecedores solares são aqueles usados já em escala considerável no Brasil. Normalmente eles são usados para aquecimento da água de torneiras e principalmente do chuveiro que é um grande consumidor de energia elétrica. Apesar de ter um investimento considerável para a compra dos equipamentos e instalação, o investimento compensa em termos de economia de energia e é uma ação socialmente responsável.
Reciclagem de lixo

Projetar em sua casa coletores que permitam a coleta seletiva de lixo é uma ação interessante e ambientalmente responsável, contudo neste caso é importante considerar se na sua cidade há o processo de coleta seletiva, pois de nada adianta você separar o lixo em sua residência e depois ele ser misturado como lixo comum e ser enviado aos aterros sanitários. Algumas cidades brasileiras já contam com este tipo de coleta, em outras existem as cooperativas que fazem a coleta de alguns tipos de materiais. O importante é você se informar na sua cidade para saber quais materiais devem ser separados do lixo comum.
Fonte: Casa Dicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios