Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

21 de ago de 2013

EM BARCELONA, SHOPPING SUBTERRÂNEO TERÁ PARQUE NA COBERTURA

Com o crescimento populacional nas cidades, cresce a demanda por maiores espaços verdes e planejamento urbano. Assim, cada vez mais, profissionais da área estão buscando atender, de forma objetiva, a estas necessidades, planejando ambientes com múltiplas funções e reaproveitando espaços.


O conceito do Maquinnext, projetado para Barcelona, na Espanha, consiste em um centro comercial totalmente subterrâneo e coberto, no nível térreo, por uma imensa área verde, que funcionará como um novo parque à cidade. Inclui, além do shopping, uma série de pequenos edifícios residenciais, que estarão organizados em torno do novo parque.


O grande destaque do projeto é seu foco totalmente sustentável e o benefício de disponibilizar um novo parque à cidade. No teto do shopping a população terá acesso a uma pequena floresta, com novas opções de lazer e árvores que irão fornecer ar puro. Já as lojas, no interior do shopping, poderão usufruir das vantagens de um telhado verde, com o resfriamento ocasionado pela barreira térmica e, também com arquitetura solar passiva, além de iluminação natural. O projeto também prevê a reutilização de água da chuva no interior da instalação.

ANTIGO TERMINAL DE SÃO FRANCISCO VIRA EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

A reformulação da central de transporte da cidade de São Francisco, Califórnia, faz parte do projeto Transbay Transit Center, que trará um grande parque de 22 mil m² na sua superfície com uma extensa área verde e irá abranger cinco quarteirões da cidade, abrigando uma variedade de programas que atraiam tipos diferentes de usuários ao local.


O projeto desenvolvido pela Pelli Clarke Pelli, empresa de arquitetura, fará alterações na estrutura do terminal construído no século 20 para transformá-lo em um amploparque suspenso com teatros, cafés, amostra de arte e parque infantil. Tudo de graça.

A estrutura da fachada será inspirada no formato das árvores, com “troncos” de aço que se juntarão nas pontas formando pétalas próximas à cobertura. Os corredores do centro de transportes abaixo serão iluminados por luz natural, através de claraboias situadas dentro do parque.


O término da reforma, que custará US$ 4 bilhões, está previsto para 2017. A sua estrutura contará com turbinas eólicas para geração da energia, um sistema deresfriamento interno que vai utilizar o ar externo, energia geotérmica para regular e aquecer a temperatura, além de reutilizar a água do terminal. O conjunto dessas medidas “verdes” pode dar ao projeto a certificação LEED Ouro (Leadership in Energy and Envirommental Design) – selo de certificação recebido poredificações sustentáveis.
Fonte: Ecotelhado