Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

20 de jan de 2013

Haiti ganha casas sustentáveis contra terremotos

Haiti ganha casas sustentáveis contra terremotos

Desde o terremoto de 2010 e o furacão Sandy que balançaram o Haiti, os esforços para a reconstrução das inúmeras casas destruídas continua, mesmo que lentamente. Um dos projetos de destaque é o Konbit Shelter, cujo objetivo é criar casas sustentáveis que também protegem as famílias dos desastres naturais. 

O diferencial das casas feitas pelo grupo é que elas são estruturalmente construídas sem o uso de máquinas e com o auxílio dos moradores do local. Além disso, o grupo investe em detalhes arquitetônicos, como toldos e janelas feitos à mão e tetos altos. 

Para fazer tudo isso, os criadores usam na construção asuperadobe, uma técnica capaz de erguer paredes com sacos preenchidos 90% por terra e 10% por cimento. Esse método se difunde cada dia mais pela baixa complexidade de construção e rapidez. 

A prática envolve fazer sacos cheios de areia, argila, água, palha, entre outros materiais para montar uma estrutura de compressão resistente a terremotos, furacões, inundações e incêndios. Assim, é possível fazer uma casa durável e adaptada para atender às necessidades de cada comunidade. 

O projeto tem como líder o artista Swoon, cujas obras já ficaram em exposição em São Paulo. Ele e uma equipe de arquitetos, engenheiros e outros artistas formam o Konbit Shelter. Para alavancar o projeto, o grupo se inscreveu no Kickstarter para arrecadar dinheiro com crowdfunding. 

A meta era de US$ 30 mil e eles arrecadaram US$ 31.511. Graças à campanha de sucesso, esse dinheiro servirá para a compra de materiais para a próxima construção e como ajuda de custo aos construtores locais. Com parte do dinheiro arrecadado, o grupo também começará este mês a terceira empreitada do grupo, que já criou duas casas anteriormente: um centro comunitário e uma casa de família.