Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

20 de set de 2012

Equipamento aproveita água do chuveiro para lavar roupa



A invenção tem função dupla, além de servir para o banho ele também é capaz de lavar roupas. | Imagem:Divulgação
 
O Washit é um chuveiro inteligente criado por quatro estudantes turcos. A invenção tem função dupla, além de servir para o banho ele também é capaz de lavar roupas, reduzindo os gastos com água.

Inicialmente o projeto foi pensado para fins acadêmicos, no entanto o equipamento atingiu níveis mais altos ao vencer um prêmio internacional de design. A valorização se deu pela concepção do Washit e por sua eficiência e praticidade.

A criação possui um sistema de canalização fechada, com duas bombas de água, três filtros (de carbono, orgânico e de produtos químicos), uma fase de limpeza UV, um aquecedor e uma unidade de armazenamento de água.

O equipamento funciona da seguinte forma: enquanto o usuário está usando o chuveiro, o Washit recolhe a água residual do banho, que passa pelos filtros e é encaminhada a uma unidade de armazenamento. Depois de passar pelo processo de purificação, a água pode ser usada novamente para o banho ou para a lavagem de roupas, através da estrutura acoplada ao boxe.

O principal motivador para o projeto foi o enorme gasto de água para as duas atividades: banho e lavagem de roupa. De acordo com o site dos criadores, um banho de 15 minutos gasta aproximadamente 150 litros de água, enquanto a máquina de lavar gasta, em média, 38 litros por lavada. A solução foi juntar as duas atividades e tornar ambas mais eficientes.

De acordo com os estudantes, é possível utilizar o Washit em escala doméstica e também aplicá-lo a banheiros públicos. O equipamento ainda é apenas um conceito, portanto não está disponível comercialmente. Com informações do Inhabitat.

Fonte: CicloVivo