Pular para o conteúdo principal

Forma de girassol inspira vila de casas impressas em 3D

A vila residencial de 19 casas foi projetada para fornecer um novo modelo de moradia comunitária sustentável.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

A quantidade de pessoas que querem fugir de centros urbanos aumentou fortemente. Porém, todo este êxodo para as pequenas cidades em áreas rurais mostram a necessidade de repensar a expansão dessas áreas. Pensando nisso, o arquiteto Valentino Gareri desenvolveu o projeto Sunflower (girassol, em português), uma vila residencial de 19 casas projetadas para fornecer um novo modelo de vila comunitária sustentável.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

As casas da vila Sunflower são térreas e impressas em 3D em um processo que influencia a forma final de cada casa. O processo de construção, muitas vezes um desperdício e consumo de recursos, é simplificado neste projeto com uma máquina de impressão de concreto estacionada no centro do condomínio. A enorme máquina permanece em um lugar durante todo o processo de construção, imprimindo uma casa e depois girando para o próximo lote para imprimir a casa vizinha. Desta forma, a máquina pode imprimir todas as 19 casas com impacto mínimo no local.
Imagem representando esquema para construção 3D
Inspiração na natureza

Como um girassol, a disposição das casas segue o círculo do sol, onde os lotes e as casas se distribuem radialmente em torno de uma área comum central. Os telhados fotovoltaicos são moldados e inclinados para receber energia limpa do sol, como um girassol faz na natureza todos os dias.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

Os painéis fotovoltaicos são alocados apenas nas coberturas com melhor exposição solar, a energia acumulada é compartilhada com toda a vila e as fachadas são tratadas de forma a obter o melhor desempenho de acordo com a orientação solar.
Esboço do arquiteto Valentino Gareri.
Recursos sustentáveis

A captação da energia solar torna cada casa autossustentável, coletando o suficiente para alimentar sistemas de aquecimento de piso, ar condicionado e carregadores de carros elétricos. A água da chuva captada do telhado é desviada para um tanque de armazenamento e posteriormente usada para banheiros e irrigação. As janelas oferecem vistas da paisagem circundante, bem como luz natural e ventilação para eficiência energética.
Projeto de Valentino Gareri.

A configuração urbana circular representa uma forma mais sustentável de conectar as moradias, reduzindo a quantidade de vias necessárias e a dependência de carros.
Solução para redução de uso de recursos.

A combinação de mais aldeias forma uma nova configuração urbana multicêntrica e um novo modelo de cidade do futuro, caracterizado por um forte senso de comunidade. “A cidade do futuro deve ser imaginada como uma nova Cidade Jardim 2.0, que promove o retorno à natureza, reduz a necessidade de carros e facilita a sensação de convivência”, diz o arquiteto Valentim Gareri.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

“A arquitetura tem o poder de criar lugares que ainda não existem, mas em nossos sonhos. ‘Girassol’ é o modelo da cidade que sonhamos para amanhã”, finaliza Gareri.
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios