Pular para o conteúdo principal

Forma de girassol inspira vila de casas impressas em 3D

A vila residencial de 19 casas foi projetada para fornecer um novo modelo de moradia comunitária sustentável.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

A quantidade de pessoas que querem fugir de centros urbanos aumentou fortemente. Porém, todo este êxodo para as pequenas cidades em áreas rurais mostram a necessidade de repensar a expansão dessas áreas. Pensando nisso, o arquiteto Valentino Gareri desenvolveu o projeto Sunflower (girassol, em português), uma vila residencial de 19 casas projetadas para fornecer um novo modelo de vila comunitária sustentável.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

As casas da vila Sunflower são térreas e impressas em 3D em um processo que influencia a forma final de cada casa. O processo de construção, muitas vezes um desperdício e consumo de recursos, é simplificado neste projeto com uma máquina de impressão de concreto estacionada no centro do condomínio. A enorme máquina permanece em um lugar durante todo o processo de construção, imprimindo uma casa e depois girando para o próximo lote para imprimir a casa vizinha. Desta forma, a máquina pode imprimir todas as 19 casas com impacto mínimo no local.
Imagem representando esquema para construção 3D
Inspiração na natureza

Como um girassol, a disposição das casas segue o círculo do sol, onde os lotes e as casas se distribuem radialmente em torno de uma área comum central. Os telhados fotovoltaicos são moldados e inclinados para receber energia limpa do sol, como um girassol faz na natureza todos os dias.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

Os painéis fotovoltaicos são alocados apenas nas coberturas com melhor exposição solar, a energia acumulada é compartilhada com toda a vila e as fachadas são tratadas de forma a obter o melhor desempenho de acordo com a orientação solar.
Esboço do arquiteto Valentino Gareri.
Recursos sustentáveis

A captação da energia solar torna cada casa autossustentável, coletando o suficiente para alimentar sistemas de aquecimento de piso, ar condicionado e carregadores de carros elétricos. A água da chuva captada do telhado é desviada para um tanque de armazenamento e posteriormente usada para banheiros e irrigação. As janelas oferecem vistas da paisagem circundante, bem como luz natural e ventilação para eficiência energética.
Projeto de Valentino Gareri.

A configuração urbana circular representa uma forma mais sustentável de conectar as moradias, reduzindo a quantidade de vias necessárias e a dependência de carros.
Solução para redução de uso de recursos.

A combinação de mais aldeias forma uma nova configuração urbana multicêntrica e um novo modelo de cidade do futuro, caracterizado por um forte senso de comunidade. “A cidade do futuro deve ser imaginada como uma nova Cidade Jardim 2.0, que promove o retorno à natureza, reduz a necessidade de carros e facilita a sensação de convivência”, diz o arquiteto Valentim Gareri.

Imagem renderizada do projeto Sunflower | Crédito: Valentino Gareri Atelier

“A arquitetura tem o poder de criar lugares que ainda não existem, mas em nossos sonhos. ‘Girassol’ é o modelo da cidade que sonhamos para amanhã”, finaliza Gareri.
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios