Pular para o conteúdo principal

Casa 100% autossuficiente é construída com 5 contêineres

Projeto na Nova Zelândia inclui painéis solares, captação de água de chuva e sistema de esgoto que usa compostagem
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

As casas feitas com contêiner têm conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Com estas “grandes caixas” de metal é possível desenvolver projetos simples, de mini casas, e maiores, com estrutura para grandes famílias ou até posadas e outros estabelecimentos comerciais.

Foi isso que atraiu Rosie, uma neozelandesa que vendeu sua casa em Auckland e usou o dinheiro para adquirir um terreno em uma reserva particular e realizar o sonho de viver em uma casa autossuficiente no meio da natureza.
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

“Decidi pela construção com contêineres porque gosto muito da aparência industrial e porque ouvi de outras pessoas que estas casas são muito resistentes e duram por muitos anos. Além disso, se eu tiver uma nova ideia e quiser ampliar ou mudar o projeto, é mais simples”, conta ela.

O terreno de Rosie fica na Floresta de Mahakadel, uma reserva privada, dividia em lotes. Em cada lote os proprietários podem construir em apenas 5% da propriedade e têm o compromisso de manter o resto da área preservada.
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

É neste paraíso que Rosie, o marido e a filha passam boa parte do tempo, já que a família ainda não se mudou definitivamente para a nova casa.

O projeto usou 5 conteineres de 20 pés, aproximadamente 6 metros de comprimento, e 2,5 metros de altura e largura. Um desejo de Rosie era que a natureza pudesse ser apreciada de todos os cômodos, o que foi atendido com janelas grandes e portas de vidro.
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

“Viver de forma autônoma sempre foi um sonho. Me sinto segura em saber que sempre terei água e energia para seguir com a minha vida, aconteça o que acontecer”, comemora Rosie.
Para a cozinha, foram reaproveitados armários de ferramentas e compensados de madeira. Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

E a casa que ela construiu atende também este objetivo. A eletricidade vem de 12 painéis solares e um inversor, além de baterias para armazenar energia. A água é captada da chuva em dois tanques de 25 mil litros cada. E o sistema de esgoto funciona com 2 tanques que usam a compostagem para tratar água das pias e chuveiros e água do vaso sanitário.
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

Um fogão à lenha faz o papel de aquecedor nos dias frios e também pode ser usado para cozinhar, caso a família fique sem gás por algum motivo.
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

Um pequeno contêiner foi usado para criar um ambiente que funciona como dispensa. Là ficam os sapatos, utensílios de jardim e as baterias e o inversos, mantendo o barulho dos equipamentos e a sujeira fora da casa principal.
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ
Foto: Reprodução YouTube | TinyHouseNZ

Os contêineres foram posicionados de forma que um dos lados está sempre recebendo a luz do sol. No final da tarde o sol aquece a área onde está uma pequena lareira externa e sofás, onde a família vai para relaxar e terminar o dia.

Não à toa, a casa recebeu o nome de Ahurewa que, na língua Maori dos povos originários da Nova Zelândia, significa lugar sagrado. Rosie diz ter escolhido este nome em reverência à floresta que abriga sua casa.

Neste vídeo você pode conferir um pouco mais sobre as inspirações, sobre o projeto, os equipamentos e o valor gasto na construção desta casa autônoma.

Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios