Pular para o conteúdo principal

Selo Casa Saudável - Você já ouviu Falar?

Desde que me conheço por gente minha vida é pautada na consciência de ajudar ao próximo, de cuidar da minha saúde física, mental e espiritual, de cuidar das pessoas à minha volta, respeitar o próximo, cuidar do meio ambiente não agredindo o mesmo. 

Sempre achei absurdo ver uma construção crescer com paredes de tijolos que após terem sido construídas, lá vinha o pedreiro quebrar a parede para fazer os caminhos onde seriam colocadas as tubulações. Isso me incomodava muito, pois que sentido havia em construir e quebrar gerando resíduos desnecessários? Não entendia!
Ao conhecer o Selo Casa Saudável fiquei muito feliz em saber que finalmente haveria algo a ser feito para que um cuidado maior aconteça ao pensarmos em construir um imóvel.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), já tem estudos comprovando que muitas das doenças de hoje são causadas pelo ambiente em que as pessoas vivem, onde moram ou trabalham, e o Selo vem regular e assegurar a saúde das futuras habitações. 

Com a sociedade mudando seus padrões, nada mais natural, do que as pessoas estarem começando a perceber que não é somente mudar padrões de hábitos alimentares, ou cuidar do físico, o que precisamos, também urge a necessidade de revermos o local em que moramos ou trabalhamos, já que passamos a maior parte do nosso tempo nesses ambientes. A qualidade das construções de hoje em dia caiu muito com a utilização de paredes e lajes mais finas, o uso de materiais que são tóxicos, a construção de paredes onde passam tubulações de água e esgoto que ficam posicionadas na parede onde fica a cabeceira da cama do apartamento do vizinho e que causa doença, entre tantos outros fatores que vem afetando a saúde dos moradores desses imóveis.

A chegada ao mercado Nacional e Internacional do Selo Casa Saudável ou Health Building Certificate abre um caminho para o cuidado com as pessoas, e as empresas que se alinharem ao Selo vão ter um diferencial na hora de vendê-lo, pois com certeza qualquer pessoa ao tomar conhecimento de que um imóvel assegura que ele é saudável a seus moradores vai preferir adquirir esse imóvel.
É muito importante que as pessoas comecem a se inteirar das vantagens de ter um imóvel certificado. Pode ser que este imóvel saia um pouco mais caro, mas o custo benefício vai valer a pena porque se colocarmos no papel quanto gastamos com planos de saúde, remédios, internações, iremos verificar que saímos ganhando e muito.
Ser uma Consultora do Selo casa Saudável me trouxe uma realização que não sentia anteriormente, pois sempre achei que faltava alguma coisa em minha vida profissional, e o Selo veio preencher o vazio que eu sentia. Agora sim, sinto que estou realmente fazendo a diferença e realizando um trabalho diferenciado, e que ainda vai assegurar a saúde das pessoas.

Por tudo isso, resolvi postar sobre o Selo para que mais pessoas, profissionais e empresas possam tomar conhecimento de que uma mudança na maneira de se construir poderá trazer gratificantes resultados à todos.

As incorporadoras de Minas Gerais que aderiram ao Selo não sentiram a crise porque possuem um grande diferencial para o seu cliente: O CUIDADO COM A SAÚDE.

Conheça mais sobre o Selo no site: www.selocasasaudável.com.br 
Por: Celina Arczynska Lago
       Arquiteta Sustentável
       Consultora do Selo Casa Saudável
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos