Pular para o conteúdo principal

Como Construir um Telhado Verde

1

Que a vegetação é fundamental para reduzir a temperatura nas cidades, disso ninguém duvida. Dois pesquisadores da Universidade Cardiff, no País de Gales, resolveram calcular como cidades diferentes seriam beneficiadas. Phillip Jones, diretor da Escola Welsh de Arquitetura, e a arquiteta Eleftheria Alexandri simularam no computador os efeitos em 9 metrópoles caso elas cobrissem o teto de todos os seus edifícios com vegetação. Eles perceberam que, dependendo do lugar, a temperatura local poderia cair de 3,6 a 11,3 graus. Quanto mais quente a cidade, maior o efeito refrescante. “Além de reduzir o calor, em regiões quentes as coberturas verdes diminuem consideravelmente o consumo de energia com o uso de arcondicionado”, diz Jones. E o consumo menor de energia significa menos poluição, principalmente nos países que usam usinas termoelétricas.

Tanto a instalação quanto a manutenção são simples. Não é preciso fazer nenhum reforço na construção, pois o peso da estrutura toda instalada é bem menor do que o que uma laje deve suportar segundo as regras brasileiras. A manutenção, segundo Cardim, da empresa Skygarden Evec, é idêntica à de um jardim.”Corta-se a grama, tiram-se as ervas daninhas, e nem precisa se preocupar muito com irrigação, pois o telhado acumula água”, conta. Outro profissional do ramo, João Feijó, da Ecotelhado, sugere usar plantas típicas da região, até como maneira de devolver à natureza o que dela foi tirado pelas edificações. Com imaginação, é possível fazer todo um projeto paisagístico no teto de casa.

Vantagens do telhado verde:

– Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta urbanização;
– Diminuição da poluição ambiental;
– Ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde;
– Melhorias nas condições térmicas internas do edifício;
– Aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde;
– Melhora o aspecto visual, através do paisagismo, da edificação.

Desvantagens do telhado verde:

– Custo de implantação do sistema e sua devida manutenção;
– Caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de água e umidade dentro do edifício.

Dicas para fazer seu próprio Telhado Verde

Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer. Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local. Às vezes, telhados verdes contam com painéis solares que reduzem o consumo de energia elétrica.

A obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura da casa – se o telhado for simplesmente uma laje, é preciso impermeabilizá-la; se for feito de telhas de cerâmica, é preciso retirá-las e colocar placas de compensado que servirão de base para a cobertura vegetal. Ali serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas. Mantas onduladas, para impedir que o substrato escorra, de impermeabilização, para evitar infiltrações na casa, dutos de irrigação e drenagem também fazem parte do projeto de um telhado verde, que ajuda a reduzir o barulho dentro de casa e a manter a temperatura constante.

Para obter um telhado verde, quase sempre é necessário investir uma quantia nem sempre disponível nos bolsos da maioria das pessoas, por isso sempre podemos contar com a criatividade e a intuição. Dedicando algum tempo as pesquisas na internet, encontramos esse passo-a-passo que pode ser muito útil às mentes criativas que estão lendo esse artigo agora.

Preparando a lona

Preparando a lona

Lona colocada

Lona colocada

Plantando a grama

Plantando a grama

Multirão

Mutirão

Estrutura

Estrutura

Gramado pronto

Gramado pronto

Forros

Forros

Acabamento
Acabamento

Pronto em dois dias e duas noites
Pronto em dois dias e duas noites

Quatro meses depois...
Quatro meses depois…

Na minha opinião pessoal, Telhado Verde não é plantar grama no telhado, pois cresce, dá mosquito, é difícil de manutenção. O telhado abaixo está mais correto por terem utilizado plantas Leguminosas que não necessitam de manutenção e algumas nem crescem muito. Eu escolheria uma espécie de leguminosa que não cresce muito e assim meu telhado estaria livre de mosquitos, e de manutenção constante.

1a

Opções de Plantas Leguminosas:

Sedum Acre ou Estrelinha Dourada
Resultado de imagem para planta sedum acre

Sedum SP 1

Mais a frente vou postar uma relação de plantas mais apropriadas para Telhado Verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt