Pular para o conteúdo principal

5 dicas para incluir a madeira na decoração da sua casa de forma sustentável

madeira-ecod.jpg
Reaproveitar as gavetas, utilizar pallets para fazer um sofá e restaurar aquele móvel que já anda mais pra lá do que pra cá são apenas alguns exemplos de como é possível incluir a madeira na decoração de uma forma menos nociva ao meio ambiente.
O portal Hypeness elaborou algumas dicas bem bacanas que podem te ajudar nessa missão:
1. As prateleiras de gavetas estão com tudo
Reaproveitar as gavetas que sobraram de uma cômoda velha é muito fácil e está mais do que na moda. A ideia fica perfeita quando você transforma as gavetas em prateleiras cheias de estilo, que caem bem em qualquer cantinho da casa.
Para dar um ar ainda mais legal, você pode forrar o interior das gavetas com tecido, adesivo ou apenas pintar com uma cor que contraste com o restante da composição.
2. Sofá de pallets
Um sofá feito de pallets não perde nada em termos de conforto quando comparado àqueles comprados nas lojas, mas é muito mais sustentável e bem mais econômico. E o melhor é que qualquer um pode fazer o seu e deixá-lo super personalizado. Olha só que charme que fica:
3. Restaure aquele móvel velhinho
Todo mundo tem um em casa: é aquele móvel velhinho, que até dá para usar, mas não cai bem na sala, nem no quarto, nem na cozinha… E acaba indo parar na garagem. Só que a gente sabe que as coisas não precisam ser assim, não é mesmo?
Então é hora de vestir aquela camiseta velha, abraçar a boa vontade, e investir no DIY para repaginar o móvel e deixá-lo com a cara da sua casa. No vídeo abaixo tem um tutorial bem simples de como fazer isso – e você só vai precisar de tinta e papel adesivo.
4. De caixote à mesinha de centro
Caixotes de feira costumam ser feitos de materiais super resistentes, o que faz com que sejam ótimas mesinhas de centro, super baratas e sustentáveis. É claro que será preciso lixá-las e fazer um acabamento antes de usar, mas o modelo abaixo não exige muita habilidade para ser feito e fica lindo em qualquer ambiente.
5. Compre apenas de marcas sustentáveis
Quando precisar adquirir um móvel novo, verifique sempre se os produtos da empresa que você busca são produzidos a partir de madeira de floresta plantada e dê preferência àqueles que são produzidos localmente. Basta uma busca no Google para garantir que o fornecedor é confiável e continuar decorando sua casa com a consciência limpa.
Fonte> EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt