Pular para o conteúdo principal

WOOD FRAME – CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

wood frame 2

O sistema construtivo Wood Frame faz parte dos tipos de construção que evitam desperdícios, pois não precisam que as paredes sejam quebradas para passar as tubulações e também dispensam o uso de fôrmas para pilares e vigas, já que as próprias paredes são estruturais.
Ele é composto por perfis de madeira estruturados, formando placas vazadas que são posteriormente fechadas por painéis de vedação, normalmente de OSB. Os perfis são feitos com madeira de reflorestamento, o que contribui para que o processo seja considerado ecológico.

wood frame
Imagem: Tecverde.

Umas das primeiras dúvidas que vêm à cabeça quando se fala desse tipo de construção é em relação à resistência, pois tanto a estrutura quanto as paredes são muito leves. E na verdade esse tipo de construção é muito estável, pois as cargas são distribuídas em todas as paredes ao invés de pontos concentrados – que seriam os pilares. Além disso, para locais com terremotos, por exemplo, o risco de ruptura é muito menor do que nas construções mais rígidas, que não permitem nenhuma movimentação. É por isso inclusive que esse e outros sistemas desse tipo são muito usados nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
A leveza da estrutura também ajuda na hora da montagem, que em geral é mais rápida do que a construção em alvenaria.
Alguns cuidados devem ser tomados para proteção contra incêndios, no entanto, já que a madeira é um material inflamável. E para um melhor isolamento térmico e acústico, é possível usar materiais isolantes no meio das paredes, como EPS ou lã de vidro.
Wood Frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação, sendo a sapata corrida e o radier os mais utilizados, já que a distribuição das cargas é espalhada e uniforme.
Imagens: Tecverde     Via: Dicas de Arquitetura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios