Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@gmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

3 de mar de 2018

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro


A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano.

Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio biodigestor em casa. O funcionamento de um biodigestor caseiro e de um comprado é exatamente o mesmo, eles consistem no depósito de matéria orgânica (fezes de animais, restos de alimentos, etc..) juntamente com água em um tanque; com o tempo toda essa massa irá fermentar e produzirá vários gases, entre eles o metano; esse gás pode ser canalizado até a sua residência e adaptado para o seu fogão.
Mas por que o biodigestor é uma alternativa sustentável?


Resumidamente, o papel do biodigestor como um reforço para a sustentabilidade se dá pela redução de lixo direcionado para os aterros sanitários, por reduzir a demanda necessária de gás butano, e em residências rurais proporciona um melhor destino para as fezes da criação de animais – as quais muitas vezes acabam caindo em rios pela lixiviação, o que gera um custo e tempo maior para as estações de tratamento de água. Devemos ressaltar também, que quando o processo de queima do gás metano é feito, uma quantidade proporcional de CO² é liberada, contudo, o CO² chega a ser 24 vezes menos poluente que o gás metano, por conta disso, essa alternativa passa a amenizar a aceleração do efeito estufa. Outro ponto, é a produção do biofertilizante, uma vez que toda aquela massa que foi decomposta se torna um agregado de nutrientes com uma qualidade e funcionalidade maior do que fertilizantes químicos.

Fonte: Sustentabilidade

A Empresa do Vídeo abaixo vende já pronta para usar:



Fonte: Homebiogas