Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

22 de abr de 2016

CONHEÇA AS VANTAGENS DE UMA CASA ECOLÓGICA


As casas ecológicas, ainda são pouco divulgadas e construídas no Brasil, mas trata-se de uma alternativa de moradia que, além de gerar mais economia no dia a dia, provoca menos impactos ao meio ambiente, durante e depois da sua construção.

Uma das principais desse lar sustentável está na escolha do material utilizado na sua construção. Os tijolos convencionais são substituídos por tijolos de solo-cimento. Um tipo de alvenaria que é seca sob o sol, ou seja, diferente dos tijolos convencionais, eles não precisam ir ao forno à lenha. Isso evita que cerca de 60 árvores sejam queimadas para a fabricação do produto. Outra vantagem dos tijolos ecológicos é que eles também garantem um conforto térmico e acústico maior que os tradicionais.

Para construir uma casa ecológica, outro material que pode ser utilizado é a madeira com selo certificação de origem. Detalhe que assegura que a extração do material não degradou o solo e o ecossistema ao seu redor. A vantagem de utilizar madeira é que ela consegue controlar melhor a temperatura interna do ambiente e tem boa durabilidade, além de reduzir o tempo gasto com a construção da casa.

Para os móveis a sugestão é utilizar madeira de demolição ou reflorestamento, evitando o desperdício. Antes de ser vendido, esse tipo de material passa por um tratamento que aumenta sua vida útil.

A utilização de lâmpadas fluorescentes é outro fator indispensável. Elas duram mais e consomem cerca de 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes e possuem maior durabilidade. Investir em janelas e portas de vidro também ajuda a evitar o uso desnecessário de luz elétrica, já que estes itens ampliam a incidência de luz natural dentro dos cômodos.

Outras atitudes sustentáveis que podem ser adaptadas à sua casa são investir em sistemas de aquecimento solar e captação de água da chuva.