Pular para o conteúdo principal

5 dicas para incluir a madeira na decoração da sua casa de forma sustentável


Reaproveitar as gavetas, utilizar pallets para fazer um sofá e restaurar aquele móvel que já anda mais pra lá do que pra cá são apenas alguns exemplos de como é possível incluir a madeira na decoração de uma forma menos nociva ao meio ambiente.

O portal Hypeness elaborou algumas dicas bem bacanas que podem te ajudar nessa missão:


1. As prateleiras de gavetas estão com tudo

Reaproveitar as gavetas que sobraram de uma cômoda velha é muito fácil e está mais do que na moda. A ideia fica perfeita quando você transforma as gavetas em prateleiras cheias de estilo, que caem bem em qualquer cantinho da casa.

Para dar um ar ainda mais legal, você pode forrar o interior das gavetas com tecido, adesivo ou apenas pintar com uma cor que contraste com o restante da composição.


2. Sofá de pallets

Um sofá feito de pallets não perde nada em termos de conforto quando comparado àqueles comprados nas lojas, mas é muito mais sustentável e bem mais econômico. E o melhor é que qualquer um pode fazer o seu e deixá-lo super personalizado. Olha só que charme que fica:

3. Restaure aquele móvel velhinho

Todo mundo tem um em casa: é aquele móvel velhinho, que até dá para usar, mas não cai bem na sala, nem no quarto, nem na cozinha… E acaba indo parar na garagem. Só que a gente sabe que as coisas não precisam ser assim, não é mesmo?

Então é hora de vestir aquela camiseta velha, abraçar a boa vontade, e investir no DIY para repaginar o móvel e deixá-lo com a cara da sua casa. No vídeo abaixo tem um tutorial bem simples de como fazer isso – e você só vai precisar de tinta e papel adesivo.




4. De caixote à mesinha de centro

Caixotes de feira costumam ser feitos de materiais super resistentes, o que faz com que sejam ótimas mesinhas de centro, super baratas e sustentáveis. É claro que será preciso lixá-las e fazer um acabamento antes de usar, mas o modelo abaixo não exige muita habilidade para ser feito e fica lindo em qualquer ambiente.


5. Compre apenas de marcas sustentáveis

Quando precisar adquirir um móvel novo, verifique sempre se os produtos da empresa que você busca são produzidos a partir de madeira de floresta plantada e dê preferência àqueles que são produzidos localmente. Basta uma busca no Google para garantir que o fornecedor é confiável e continuar decorando sua casa com a consciência limpa.
Fonte:EcoD 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios