Pular para o conteúdo principal

Projeto de fazenda flutuante possibilita o plantio orgânico em alto mar


A estimativa da Organização das Nações Unidas é de que em 2030 a população mundial chegue a 8,3 bilhões. Com tantas pessoas no mundo, um dos grandes desafios é ter espaço para produzir alimento para todos. O escritório Forward Thinking Architecture tem uma solução para este problema: fazendas flutuantes.

A proposta é desenvolver construções sustentáveis usadas para o plantio em alto mar ou em áreas alagadas próximas aos grandes centros urbanos. O modelo utiliza energia solar para o abastecimento e aproveita duas técnicas: plantio hidropônico e aquicultura, que permite a produção de peixes.

Já existem fazendas deste tipo instaladas em antigos galpões dentro das cidades, mas o projeto criado pelo escritório propõe uma solução para a falta de espaço para novas construções em áreas metropolitanas. Apelidada de SFF, a estrutura teria uma área total de 209 mil metros quadrados, dividido em módulos. O formato também permite que outros tipos de produção, como frutos do mar, frango, ovos, algas e cogumelos sejam agregados ao complexo.

Imagem: Divulgação

A fazenda flutuante é dividida em três andares. No primeiro deles estão os pontos de água, incluindo as piscinas usadas para a aquicultura, armazenamento, usina de dessalinização e central de embalagens. O segundo andar abriga a estufa hidropônica, o sistema de irrigação e a central de controle do microclima. No último nível está a usina fotovoltaica, que transforma todo o potencial absorvido em eletricidade.

O prédio conta com grandes aberturas para a passagem da luminosidade natural e sistema de captação da água de chuva. Outras soluções sustentáveis foram aplicadas para reduzir os impactos ambientais e os arquitetos também preveem a utilização de energia eólica e reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a fabricação de biomassa.

Imagem: Divulgação

Esta fazenda flutuante permitiria a produção uma quantidade maior de alimentos orgânicos em um espaço muito maior do que o usado no cultivo tradicional. Outro diferencial deste projeto é a instalação de sistemas tecnológicos de monitoramento e plantio, que poderiam automatizar a maior parte do processo de preparo para o cultivo e colheita. Entre os alimentos que podem ser produzidos no complexo estão: frutas, legumes, verduras, ervas e peixes, dos mais diversos tipos. De acordo com o projeto, cada fazenda seria capaz de produzir, anualmente, 8.152 toneladas de vegetais e 1.703 toneladas de peixes. 

A estrutura elimina outro problema de enorme impacto ambiental, que é a logística para a importação e exportação de alimentos. Em um ambiente controlado é possível garantir a variedade e a produção local, reduzindo o tempo e a distância entre o produtor e o consumidor final.

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios