Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

5 de set de 2013

Casa ecológica produz toda a energia que consome

Modelo construído no prédio da Panasonic, em Tóquio, usa tecnologia verde
Por Casa e Jardim Online

Imagine viver em uma casa totalmente ecológica que, em vez de consumir energia extra, produz a sua própria e emite uma taxa zero de carbono. Por enquanto, isso não é realidade, mas a Panasonic montou uma casa-modelo, com toda a tecnologia verde, no prédio da empresa, em Tóquio, no Japão. Embora nenhuma família viva no local e nem todos os produtos instalados sejam produzidos e vendidos no mercado, o espaço é aberto para a visitação pública e mostra como seria o funcionamento de uma construção com quatro quartos, equipada com sistemas ecoeficientes de ventilação, iluminação, geração de energia e aquecimento. Veja como funciona: 

O sistema de ventilação equilibra as temperaturas interna e externa

TEMPERATURA
Com um sistema moderno, que combina ventilação natural e mecânica, o ar frio é captado no verão e o ar quente, no inverno, por baixo da casa. Assim, a temperatura interna fica equilibrada em qualquer estação. O ar-condicionado também é inteligente e funciona por meio de um sensor: se a pessoa está fazendo uma atividade leve, como ler um livro, o ar fica automáticamente mais fraco e, se está se exercitando, por exemplo, o fluxo é mais intenso. 

Lâmpadas de LED e sensores na iluminação

ILUMINAÇÃO 

Além de aproveitar a luz natural, com amplas aberturas para deixar o sol entrar nos ambientes internos, a casa ecológica também conta com a tecnologia para economizar energia na iluminação. Lâmpadas de LED foram instaladas pela casa toda: elas consomem seis vezes menos do que as comuns e duram mais tempo: de acordo com a Panasonic, as lâmpadas EverLED podem funcionar por até 19 anos. Além disso, sensores apagam e acendem as luzes da casa automaticamente, conforme o movimento das pessoas, e aumentam e diminuem a sombra para aproveitar ao máximo a luz natural. 

Eletrodomésticos modernos reutilzam a água

ÁGUA 
Com eletrodomésticos modernos, é possível economizar água. A lavadora e secadora da casa ecológica consome menos energia porque a água é reaproveitada durante as lavagens e uma bomba de calor seca as roupas, sem precisar usar tanta eletricidade. Detalhes, como o material especial usado nas peças sanitárias, também ajudam: os vasos, pias e banheiras ficam limpos por mais tempo, porque são mais resistentes e aos quais a sujeira é menos aderente, exigindo menos lavagens. 

Painéis captam a energia solar

ENERGIA 
Ao isolar aparelhos eletrônicos com uma camada de vácuo, a eficiência energética é mais intensa, ou seja, dá para usar mais, gastando menos eletricidade. O U-Vacua pode ser instalado nos eletrodomésticos com essa intenção. Outra tecnologia é o Heat Pump, que capta o calor do ar e o transforma em energia para alimentar o ar-condicionado, o aquecedor de água, as lavadoras e secadoras.

A casa também é equipada com painéis que captam a energia solar e possui aparelhos que combinam hidrogênio com o oxigênio do ar, produzindo energia. A peça também aquece a água, que pode ser usada nos chuveiros e no sistema de aquecimento de piso. Um acumulador também capta toda a energia extra produzida e a armazena, para uso futuro.