Existem alguns tipos de iluminação para cada ambiente, são eles:
- iluminação natural
- iluminação com lâmpadas frias
- iluminação com lâmpadas quentes
E qual a melhor a se usar?
Isso vai depender do tipo de ambiente a ser iluminado para criar um clima perfeito para sua casa. A luz fria é a branca que normalmente usamos para ambiente como banheiros e cozinha, já a luz quente é amarela e ideal para os quartos e sala de estar, pois deixam o ambiente mais aconchegante. As vezes podemos usar os dois tipos em um mesmo ambiente, isso vai depender do que queremos destacar.
Qual a Importância de uma boa iluminação?
Um projeto de luminotécnica faz toda diferença, pois com ele se analisa os ambientes, onde é necessário luz mais quente e aconchegante eonde quremos destacar objetos, por exemplo. Para cada tipo de ambiente existe uma iluminação que é mais adequada.
Quando vamos projetar uma casa ou reformar um imóvel devemos começar explorando os recursos arquitetônicos que o imóvel nos oferece como: - "tipo de janela, portas, se existe clarabóia, o tamanho do ambiente, o pé direito, o tipo de material dos objetos, as cores das paredes, tudo isso vai ajudar no planejamento do projeto de iluminação.
Cada ambiente possui uma necessidade expecífica, e levar em consideração o tipo de arquitetura e da decoração para que o projeto resulte num ambiente harmoniosamente iluminado. É importante saber do cliente quais objetos deverão ter destaque na iluminação como quadros, por exemplo.
Os materiais e as cores de cada ambiente também influenciam no tipo de iluminação a ser usado, já que sobre cada material o resultado é diferente. Imagine uma luz branca incidindo sobre uma peça de madeira e a mesma luz em uma peça de mármore, o efeito é muito diferente. o Tipo de luminárias também interfere na iluminação final.
Temos três tipo de luz sendo emanadas por lâmpadas, as frias, as neutras e as quentes. Abaixo um exemplo dos três tipos incidindo em materiais diferentes.
Além dos detalhes desritos acima a serem analisados, é feito cálculos referentes as proporções de luminância do interior do imóvel para que o projeto se adeque a cada ambiente.
Para ambientes internos de residências devemos levar em consideração a estética e o conforto visual da iluminação por serem fatores preponderantes em um projeto. Em ambientes de trabalho, jardins, ou ambientes de grande porte a iluminação deve ser calculada e todo o ambiente analisado em sua arquitetura, decoração, tipo de atividade, etc.
Nas áreas de circulação a iluminação deve ser voltada para segurança e orientação.
Para ambientes residenciais os equipamentos escolhidos dpara a iluminação devem criar harmonia com a arquitetura do local.
Alguns requisitos básicos que uma luminária deve ter:
- Facilidade na instalação e conservação da mesma;
- Poder controlar e distribuir o fluxo luminoso proveniente da lâmpada;
- Proporcionar suporte e conexão elétrica para a lâmpada;
- Ter uma aparência agradável;
- Manter a temperatura da lâmpada dentro dos limites estabelecidos;
- Ser economicamnte viável.
A NBR- 5413 recomenda alguns níveis de ilurninamento para cada ambiente:
Ambiente Lux mínimo
Sala de Estar 150
Locais de leitura 500
Cozinhas 150
Quartos 150
Hall, escadas, garagens 100
Banheiros 150
Sala de Aula 300
Escritórios 1000
Bancos 500
Quadras Esportivas 200
Fábricas em geral 500
Mercados 1000
Restaurantes 150
Logo, podemos perceber a importância de se contratar um profissional para criar um projeto de luminotécnica para que cada ambiente receba a quantidade exata de luz para que cause conforto aos moradores.
Por: Celina Lago
Arquiteta Sustentável
Comentários
Postar um comentário