Pular para o conteúdo principal

Você sabe que tipo de Lâmpada usar em sua casa?

Existem alguns tipos de iluminação para cada ambiente, são eles:
  • iluminação natural
  • iluminação com lâmpadas frias
  • iluminação com lâmpadas quentes
E qual a melhor a se usar?
Isso vai depender do tipo de ambiente a ser iluminado para criar um clima perfeito para sua casa. A luz fria é a branca que normalmente usamos para ambiente como banheiros e cozinha, já a luz quente é amarela e ideal para os quartos e sala de estar, pois deixam o ambiente mais aconchegante. As vezes podemos usar os dois tipos em um mesmo ambiente, isso vai depender do que queremos destacar.

Qual a Importância de uma boa iluminação?

Um projeto de luminotécnica faz toda diferença, pois com ele se analisa os ambientes, onde é necessário luz mais quente e aconchegante  eonde quremos destacar objetos, por exemplo. Para cada tipo de ambiente existe uma iluminação que é mais adequada.

Quando vamos projetar uma casa ou reformar um imóvel devemos começar explorando os recursos arquitetônicos que o imóvel nos oferece como: - "tipo de janela, portas, se existe clarabóia, o tamanho do ambiente, o pé direito, o tipo de material dos objetos, as cores das paredes, tudo isso vai ajudar no planejamento do projeto de iluminação.

Cada ambiente possui uma necessidade expecífica, e levar em consideração o tipo de arquitetura e da decoração para que o projeto resulte num ambiente harmoniosamente iluminado. É importante saber do cliente quais objetos deverão ter destaque na iluminação como quadros, por exemplo.

Os materiais e as cores de cada ambiente também influenciam no tipo de iluminação a ser usado, já que sobre cada material o resultado é diferente. Imagine uma luz branca incidindo sobre uma peça de madeira e a mesma luz em uma peça de mármore, o efeito é muito diferente. o Tipo de luminárias também interfere na iluminação final.

Temos três tipo de luz sendo emanadas por lâmpadas, as frias, as neutras e as quentes. Abaixo um exemplo dos três tipos incidindo em materiais diferentes.

Além dos detalhes desritos acima a serem analisados, é feito cálculos referentes as proporções de luminância do interior do imóvel para que o projeto se adeque a cada ambiente.
Para ambientes internos de residências devemos levar em consideração a estética e o conforto visual da iluminação por serem fatores preponderantes em um projeto. Em ambientes de trabalho, jardins, ou ambientes de grande porte a iluminação deve ser calculada e todo o ambiente analisado em sua arquitetura, decoração, tipo de atividade, etc.
Nas áreas de circulação a iluminação deve ser voltada para segurança e orientação.
Para ambientes residenciais os equipamentos escolhidos dpara a iluminação devem criar harmonia com a arquitetura do local. 
Alguns requisitos básicos que uma luminária deve ter:
  • Facilidade na instalação e conservação da mesma;
  • Poder controlar e distribuir o fluxo luminoso proveniente da lâmpada;
  • Proporcionar suporte e conexão elétrica para a lâmpada;
  • Ter uma aparência agradável;
  • Manter a temperatura da lâmpada dentro dos limites estabelecidos;
  • Ser economicamnte viável.

A NBR- 5413 recomenda alguns níveis de ilurninamento para cada ambiente:
Ambiente                                       Lux mínimo
Sala de Estar                                     150
Locais de leitura                                500
Cozinhas                                           150
Quartos                                             150
Hall, escadas, garagens                   100
Banheiros                                         150
Sala de Aula                                     300
Escritórios                                      1000
Bancos                                             500
Quadras Esportivas                         200
Fábricas em geral                             500
Mercados                                        1000
Restaurantes                                     150
Logo, podemos perceber a importância de se contratar um profissional para criar um projeto de luminotécnica para que cada ambiente receba a quantidade exata de luz para que cause conforto aos moradores.
Por: Celina Lago
Arquiteta Sustentável







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo