Pular para o conteúdo principal

Casa Fibonacci é erguida com impressão 3D em 11 dias

 

Uma pequena residência em meio à floresta, vegetação colorida e um lago. Parece até cenográfica, mas a Casa Fibonacci é real, está localizada no Canadá e pode ser alugada pelo Airbnb. Seu charme peculiar ainda se dá pelo formato espiral, resultado do uso da impressão 3D na construção. 

Inspirada na sequência de Fibonacci – uma série numérica que aparece em muitos elementos da natureza – a casa de concreto possui paredes curvas e foi construída em apenas 11 dias. A impressão ocorreu em um ambiente controlado, de forma que as impressoras puderam trabalhar, de maneira segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os elementos foram divididos em 20 peças transportáveis que, posteriormente, foram montadas no terreno. 

Cada peça impressa possui camada dupla, o que garante maior isolamento térmico.

O método de impressão 3D torna a construção mais rápida, com menos ruídos e desperdícios de materiais.

Já os elementos não impressos, como o telhado da casa, as molduras das janelas e a estrutura suspensa que serve de quarto, foram construídos com abeto e cedro de origem local.

Pequena notável

A Casa Fibonacci é super compacta. Com 35 m², em seu interior há apenas um cômodo que funciona como sala e cozinha, um banheiro e um mezanino – onde são acomodados dois colchões. Na entrada da residência, uma pequena varanda aberta com churrasqueira, mesa e cadeiras, adiciona espaço extra à estrutura, além de ser um local agradável para as tardes de verão. 

A minúscula área interior é recompensada pela paisagem ao redor. Amplas portas e janelas de vidro ampliam o bem estar dos visitantes. A casa é cercada por árvores, montanhas e pelo Lago Kootenay, o maior lago natural da Colúmbia Britânica. 

A empresa Twente Additive Manufacturing (TAM), com sede na Holanda, foi responsável pela construção tecnológica. O formato da casa baseado na proporção áurea mostra a flexibilidade do método de impressão 3D na construção civil ao mesmo tempo em que é uma homenagem à beleza encontrada na natureza. 

A construção combina perfeitamente com a exuberância da paisagem canadense. 

 



 

Disponível para aluguel

Desfrutar uma noite nesta pitoresca casinha custa 92 libras esterlinas. Esta é a primeira residência impressa disponível para aluguel na plataforma AirBnb, além de ser a primeira habitação do tipo no Canadá.

O dinheiro arrecadado com as estadias será encaminhado à instituição World Housing, que construirá a primeira comunidade de casas acessíveis construídas inteiramente com impressão 3D no Canadá.

Confira as fotos da impressão e montagem da Casa Fibonacci:










Fonte: CicloVivo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt