Pular para o conteúdo principal

Geladeira de argila pode refrigerar alimentos sem eletricidade

Uma geladeira não é um produto acessível para milhões de famílias carentes em todo o mundo – o eletrodomésticos é um dos mais caros e, além do preço, o equipamento também precisa de acesso à eletricidade. Além disso sua produção e uso geram impacto ambiental negativo.
Uma solução está em um material simples, usado muitas vezes em filtros de água: a argila. Sem usar eletricidade, estas geladeiras estão sendo fabricados ao redor do mundo, oferecendo uma possibilidade acessível e ecológica para quem precisa refrigerar alimentos, mas não tem condições de pagar por uma geladeira elétrica ou acesso à rede de eletricidade no local onde vive.

A água evapora e leva junto o calor

A Ecoplanet é uma geladeira feita com lama e areia, 100% ecológica e capaz de garantir temperaturas baixas sem o uso de eletricidade.  Desenvolvida por uma empresa mexicana chamada Depresa, o equipamento foi criado para as famílias que moram em regiões carentes onde não há eletricidade, para que os alimentos possam ser conservados por mais tempo.
A aparência é de um grande jarro de cerâmica e seu funcionamento ocorre por princípios físico-químicos: são dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra. O equipamento é colocado a meia sombra e, quando a água da areia evapora, a temperatura da estrutura cai, garantindo alimentos frescos e conservados por muito mais tempo.



Desde 2015 os produtos da empresa são comercializados e recentemente foram incluídos em ações públicas de desenvolvimento social para garantir uma melhor qualidade de vida para famílias carentes ou que vivem em áreas rurais do México.
No vídeo abaixo, é possível ver como é a fabricação de geladeiras semelhantes no Marrocos:






Tecnologia indiana

Na Índia, o artesão Mansukhbai Prajapati, criou um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar motivado por dificuldades financeiras que estava enfrentando.



Batizado de MittiCool, o refrigerador feito de argila consegue deixar os alimentos frescos por três dias, graças à uma câmara de água na parte superior do produto. Quando evapora, a água escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira, que têm 4 tipos diferentes de argila, fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.
A temperatura da MittiCool pode ficar em torno de 8° C e o equipamento pode fazer uma grande diferença para quem não têm acesso à eletricidade e nem condições de ter uma geladeira comum.



Cada MittiCool é vendida pelo equivalente a R$ 135, o que garante o acesso a pessoas que não podem pagar por uma geladeira comum, além do fato de não precisar de energia – outro custo ou recurso não disponível para todos.
Veja abaixo um vídeo (em inglês) sobre as geladeiras de argila indianas:


Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt