Pular para o conteúdo principal

Reciclagem pode ser revertida em lucro para condomínios

Receita pode ser investida em melhorias para todos os moradores


A cada dia que passa, a reciclagem se torna cada vez mais necessária, principalmente nas grandes cidades. Segundo o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo. E a quantidade só vem aumentando.

O eCycle já preparou dicas para reciclagem em condomínios, mas quem mora nesses locais pode inclusive lucrar com a organização de material reciclável.

Iniciativa e planejamento

A mudança de hábitos, tais como de consumo, faz com que o processo de reciclagem possa acontecer. A ideia não é simplesmente descartar, mas conduzir para um lugar em que o resíduo será reprocessado para ser utilizado novamente.

Controlar a quantidade que cada apartamento gera de lixo reciclável ajuda o condomínio a se preparar para receber a quantia geral. Para que haja estímulo a essa prática sustentável, uma boa opção é, no momento da organização da assembleia dos condôminos, os moradores que contribuírem para a coleta de reciclagem recebam um estímulo positivo neste dia de reunião.

O lucro se torna possível quando ocorre a venda desses materiais para a reciclagem. Para isso, é preciso definir quais materiais que serão destinados para a coleta, quais locais serão armazenados e para onde serão enviados posteriormente - contate cooperativas de reciclagem do seu bairro e regiões próximas. Empresas que compram materiais reciclados os adquirem por quilo, por isso, é preciso uma boa quantidade para a venda. Pesquise na seção Postos de Reciclagem quais são as cooperativas e recicladoras próximas ao seu condomínio e entre em contato para informar-se sobre detalhes como proceder.

Estabelecido o processo, o dinheiro arrecadado pode ser revertido para o próprio programa de coleta, aplicado em festas de confraternização, para os funcionários, estética do prédio ou materiais esportivos. Para acompanhar os preços dos materiais recicláveis (preço por tonelada em real), basta seguir para o site do CEMPRE(Compromisso Empresarial para Reciclagem) e conferir. Lembrando que os valores se alteram de acordo com a oferta e a procura dos itens.

Resolvida a questão dos resíduos sólidos secos, a questão dos resíduos úmidos podem igualmente ser otimizada. A construção de uma usina de compostagem é uma ideia adicional para que os moradores possam aproveitar os resíduos orgânicos na transformação destes em adubo de alta qualidade, sem químicas nocivas, para jardins e plantas da comunidade, o que faz com que o condomínio se torne o mais sustentável possível.

Como Reciclar papel:


Ciclo de Reciclagem do Plástico:
Ciclo de Reciclagem do Metal
Fonte: Ecycle

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios