Pular para o conteúdo principal

Sistema de Captação de Água de Chuva, Prático, Bonito e Econômico

Cisterna que garante economia para o planeta e seu bolso com complementos práticos e vantajosos


Você conhece as cisternas? Elas são sistemas de reaproveitamento de água de chuva para fins domésticos (clique aqui para saber mais sobre a diferença entre aproveitamento de água das chuvas e reúso de água). Ultimamente, elas têm sido uma das soluções alternativas mais eficientes usadas na hora de economizar água e dinheiro. No entanto, como todo sistema, possuem seus lados bons e ruins. Mas e se mostrássemos opções que têm mais pontos positivos do que negativos?

Uma delas é a Cisterna Vertical Modular feita pela Tecnotri. Produzida em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (que a torna mais leve, durável e resistente), o produto possui diversas capacidades, é compacta e não precisa ser enterrada, o que diminui os custos de instalação. Pela sua praticidade, pode ser instalada em casas, prédios e condomínios e, por ser compacta, pode ser colocada em sacadas, terraços ou até como decoração de jardim, sendo fácil de instalar no sistema de calhas. Por ser modular, você pode comprar quantas cisternas quiser e acoplá-las para conseguir maior número de litros armazenados.


A cisterna apresenta uma economia de até 50% no consumo de água, usando a água captada para a lavagem de pisos, carros, jardim e nas descargas do vaso sanitário, responsáveis por boa parte do alto consumo hídrico das residência em todo Brasil, auxiliando na preservação de bens hídricos e assim diminuindo a pegada hídrica.

Um dos cuidados mais importantes para qualquer dono de uma cisterna é garantir que sempre haja um filtro funcional e limpo nela para impedir a entrada de impurezas e o entupimento. A Cisterna Vertical Modular, possui filtros próprios (um antimosquito e outro eliminador de folhas), além de ser atóxica e conter aditivos antimicrobianos que impedem a proliferação de algas e o aditivo contra UV8, que garante que produtos de plástico não rachem, ressequem ou desbotem, como é comum com outros exemplos de cisternas plásticas. Também é completamente vedada, assim impede a procriação de larvas do mosquito da dengue.


Devido à sujeira acumulada encontrada nas calhas, os donos de cisternas devem rejeitar os primeiros litros d'água para evitar qualquer tipo de contaminação. No caso do produto da Tecnotri, a cisterna vem com um dreno que descarta os primeiros litros, causando menor inconveniência na hora de armazenar a água.
Lembre-se, mesmo com filtros e aditivos, a água de captação de chuva não é potável, ou seja, não é apta para consumo humano porque pode conter elementos como partículas de poeira, fuligem e substâncias tóxicas, como sulfato, amônio e nitrato.
Higienize sua cisterna a cada seis meses para evitar transmissão de doenças.
Cada litro corresponde a um quilo, portanto, procure colocar a cisterna em um local que suporte o peso dela cheia.


Além de todas essas vantagens, a cisterna também vem em cinco diferentes cores (azul escuro, verde, cinza escuro, laranja e bege) para combinar com a decoração de sua casa. E não tem como negar, ela é bonitinha, não é?

Se ficou interessado, você pode comprar o produto na Loja eCycle, disponível nas capacidades de 600 litros ou 1000 litros em duas versões:
Com filtro, encontrado aqui.
Sem filtro, encontrado aqui.

Entenda mais sobre a cisterna no vídeo.



Além das cisternas modulares, a Tecnotri possui em seu catálogo cisternas de material 100% reciclado na cor única grafite fosco e que não são modulares (ou seja, não é possível adicionar novos itens idênticos para aumentar a capacidade). A Cisterna Eco Vertical Tecnotri está disponível nas capacidades:
1100 litros, encontrada aqui.
1825 litros, encontrada aqui.
325 litros, encontrada aqui.


Elas também são totalmente vedadas, evitam a contaminação e a proliferação do mosquito da dengue. A Cisterna Eco Vertical só está disponível na versão com filtro. O produto funciona da mesma maneira e requer os mesmos cuidados necessários das cisternas modulares. O que as diferenciam das anteriores são modelo, coloração, capacidade e o material, que é 100% reciclado, tornando-as ainda mais ambientalmente amigáveis.
Se você curtiu os produtos, clique aqui e adquira a sua cisterna. Se quiser ter mais informações a respeito, preencha o formulário abaixo:

Fonte: Ecycle


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios