Pular para o conteúdo principal

Sistema de Captação de Água de Chuva, Prático, Bonito e Econômico

Cisterna que garante economia para o planeta e seu bolso com complementos práticos e vantajosos


Você conhece as cisternas? Elas são sistemas de reaproveitamento de água de chuva para fins domésticos (clique aqui para saber mais sobre a diferença entre aproveitamento de água das chuvas e reúso de água). Ultimamente, elas têm sido uma das soluções alternativas mais eficientes usadas na hora de economizar água e dinheiro. No entanto, como todo sistema, possuem seus lados bons e ruins. Mas e se mostrássemos opções que têm mais pontos positivos do que negativos?

Uma delas é a Cisterna Vertical Modular feita pela Tecnotri. Produzida em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (que a torna mais leve, durável e resistente), o produto possui diversas capacidades, é compacta e não precisa ser enterrada, o que diminui os custos de instalação. Pela sua praticidade, pode ser instalada em casas, prédios e condomínios e, por ser compacta, pode ser colocada em sacadas, terraços ou até como decoração de jardim, sendo fácil de instalar no sistema de calhas. Por ser modular, você pode comprar quantas cisternas quiser e acoplá-las para conseguir maior número de litros armazenados.


A cisterna apresenta uma economia de até 50% no consumo de água, usando a água captada para a lavagem de pisos, carros, jardim e nas descargas do vaso sanitário, responsáveis por boa parte do alto consumo hídrico das residência em todo Brasil, auxiliando na preservação de bens hídricos e assim diminuindo a pegada hídrica.

Um dos cuidados mais importantes para qualquer dono de uma cisterna é garantir que sempre haja um filtro funcional e limpo nela para impedir a entrada de impurezas e o entupimento. A Cisterna Vertical Modular, possui filtros próprios (um antimosquito e outro eliminador de folhas), além de ser atóxica e conter aditivos antimicrobianos que impedem a proliferação de algas e o aditivo contra UV8, que garante que produtos de plástico não rachem, ressequem ou desbotem, como é comum com outros exemplos de cisternas plásticas. Também é completamente vedada, assim impede a procriação de larvas do mosquito da dengue.


Devido à sujeira acumulada encontrada nas calhas, os donos de cisternas devem rejeitar os primeiros litros d'água para evitar qualquer tipo de contaminação. No caso do produto da Tecnotri, a cisterna vem com um dreno que descarta os primeiros litros, causando menor inconveniência na hora de armazenar a água.
Lembre-se, mesmo com filtros e aditivos, a água de captação de chuva não é potável, ou seja, não é apta para consumo humano porque pode conter elementos como partículas de poeira, fuligem e substâncias tóxicas, como sulfato, amônio e nitrato.
Higienize sua cisterna a cada seis meses para evitar transmissão de doenças.
Cada litro corresponde a um quilo, portanto, procure colocar a cisterna em um local que suporte o peso dela cheia.


Além de todas essas vantagens, a cisterna também vem em cinco diferentes cores (azul escuro, verde, cinza escuro, laranja e bege) para combinar com a decoração de sua casa. E não tem como negar, ela é bonitinha, não é?

Se ficou interessado, você pode comprar o produto na Loja eCycle, disponível nas capacidades de 600 litros ou 1000 litros em duas versões:
Com filtro, encontrado aqui.
Sem filtro, encontrado aqui.

Entenda mais sobre a cisterna no vídeo.



Além das cisternas modulares, a Tecnotri possui em seu catálogo cisternas de material 100% reciclado na cor única grafite fosco e que não são modulares (ou seja, não é possível adicionar novos itens idênticos para aumentar a capacidade). A Cisterna Eco Vertical Tecnotri está disponível nas capacidades:
1100 litros, encontrada aqui.
1825 litros, encontrada aqui.
325 litros, encontrada aqui.


Elas também são totalmente vedadas, evitam a contaminação e a proliferação do mosquito da dengue. A Cisterna Eco Vertical só está disponível na versão com filtro. O produto funciona da mesma maneira e requer os mesmos cuidados necessários das cisternas modulares. O que as diferenciam das anteriores são modelo, coloração, capacidade e o material, que é 100% reciclado, tornando-as ainda mais ambientalmente amigáveis.
Se você curtiu os produtos, clique aqui e adquira a sua cisterna. Se quiser ter mais informações a respeito, preencha o formulário abaixo:

Fonte: Ecycle


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt