Pular para o conteúdo principal

Cinco passos para iniciar a compostagem doméstica

Tem uma composteira doméstica? Tire suas dúvidas sobre como botar as minhocas para trabalhar


A compostagem não é baseada somente em levar os resíduos orgânicos àcomposteira doméstica... Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH (saiba mais aqui). E é sempre preciso ver se as minhoquinhas estão bem.

Quer tirar suas dúvidas a respeito de como iniciar a compostagem usando uma composteira doméstica? Então dê uma olhada nos cinco passos necessários para começar o processo em sua casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:
Passo 1: Escolha do local adequado

A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.

Passo 2: Monte a "cama" das minhocas

Forre o fundo das duas caixas digestoras com terra misturada com serragem. Insira as minhocas e deixe as caixas descansando por aproximadamente duas semanas antes de iniciar a colocação dos restos de alimentos - isso para que as minhocas se acostumem com o meio.

Passo 3: Alimente as minhocas

Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos, uma vez que elas não têm dentes, apenas sugam a matéria orgânica (mais precisamente quando elas começam a apodrecer). Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de ovos e papelão umedecido - tudo em pequenos pedaços.

Passo 4: Introdução dos resíduos

Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem fina (para que não prejudique a oxigenação do sistema) - essa matéria seca pode ser grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio.

Passo 5: Produto final

Para coletar o composto, coloque a caixa cheia da composteira ao sol, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do composto pronto. Tire até deixar uns dois ou três dedos de terra para servir de "cama" novamente para as minhocas. Este composto é usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas, podendo recuperar solos degradados.

As caixas de compostagem podem ser facilmente encontradas. Veja em nossa lojaqual é a mais adequada para sua casa.

Via: Ecycle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios