Ideias bem empregadas podem transformar problemas em soluções. Um bom exemplo vem da organização sem fins lucrativos Reuse Everything Institute, com sede em Pittsburgh (EUA), que criou uma máquina capaz de converter o plástico usado para a fabricação das garrafas (um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres) em materiais de construção com preços acessíveis.
As garrafas PET representam um problema global, pois seu tempo de decomposição é extremamente longo. No Brasil, foram coletadas para reciclagem 331 mil toneladas de embalagens em 2012, segundo dados do Censo da Reciclagem de PET no Brasil, divulgado em 2013 pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).
Em colaboração com os estudantes da Carnegie Mellon University e Engineers Without Borders, a ONG automatizou essa tecnologia para facilitar a criação de negócios sustentáveis nos EUA e no exterior.
Ela já foi utilizada no teto de uma casa no Equador para testar a resistência do produto - e o resultado é altamente satisfatório. Os responsáveis querem ampliar esse processo para mais comunidades no país, além de promover emprego para a população, que fará a reciclagem do produto.
Fonte: Reuse Everything Via: EcoD
Comentários
Postar um comentário