Pular para o conteúdo principal

Projeto Banheiro Ecologicamente Correto

O Escritório Cria Arquitetura, acredita como eu, que podemos e devemos promover um modo de vida mais sustentável através de uma arquitetura de qualidade, que utilize tecnologias e materiais adequados, e estimule o maior número de pessoas possíveis. Com este intuito, foi desenvolvido o projeto de arquitetura de interiores para a mostra de decoração Campinas Decor 2006, denominado Ecobanheiro. O banheiro público do evento é o espaço destinado a este projeto vencedor do Prêmio Planeta Casa 2006na categoria Design de Interiores

Avaliação do Imóvel

O espaço foi recebido em fase de acabamento, tendo sido construído de maneira convencional.

A estratégia proposta após a avaliação do espaço foi a adoção de medidas que diminuíssem os impactos gerados por esta construção convencional, ou seja:
Tornar o ambiente menos dependente do uso e consumo de água e energia;
Criar um ambiente menos emissor de poluentes, portanto, mais saudável, melhorando a qualidade da atmosfera interior da edificação;
Aperfeiçoar a relação do ambiente com seu entorno, utilizando a iluminação e outros recursos naturais como ferramentas.
Metas do Projeto
Divulgar o conceito de arquitetura sustentável, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente;
Demonstrar que a arquitetura pode ser bela, de qualidade, e ao mesmo tempo ser menos impactante ao meio ambiente;
Incentivar o consumo consciente e divulgar o mercado dos produtos sustentáveis, provando viabilidade, tanto econômica quanto estética.
Conceito do Projeto

O projeto utiliza conceitos da arquitetura sustentável aliados a uma linguagem minimalista, que se mostra como um caminho onde a estética busca sua força em formas simples, sem elementos supérfluos.

A intenção de criar novas sensações, com mínimas intervenções, requer um cuidado especial na escolha dos materiais, que têm papel fundamental na qualidade do ambiente.


A dinâmica do espaço é determinada pelo movimento gerado pela composição de planos, que também induzem percursos e delimitam usos.

O ambiente ganha um clima acolhedor pela predominância de tons naturais e iluminação amarelada. A cor branca é utilizada como moldura, destacando os materiais , além de auxiliar na reflexão da luz e na ampliação do espaço.
Layout

O layout é trabalhado de forma integrada, com harmonia e eficiência, garantido o cuidado com a natureza e com as pessoas.
Contempla as normas de acessibilidade;
Garante que o uso efetivo do banheiro não impeça sua visitação;
Composição, forro, painel e passarela de madeira: delimita a área das cabines e define os lados masculino e feminino;
Divisórias de solocimento determinam o hall de entrada;
Um sistema de cortinas: garante privacidade.

Especificações

A especificação de ecoprodutos e tecnologias ecoeficientes, foi utilizada com o intuito de melhorar a eco-eficiência do espaço e substituir produtos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Tanto os Ecoprodutosquanto as tecnologias Ecoeficientes foram escolhidos principalmente em função de:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios