Pular para o conteúdo principal

Designers britânicos produzem banquetas com plástico do mar

Os bancos são feitos a partir de resíduos plásticos retirados do mar. 
Foto: Reprodução/Vídeo

O Studio Swine desenvolveu uma linha de bancos feitos a partir de resíduos plásticos retirados do mar. A coleção é feita de maneira simples, utilizando ferramentas comuns, o que torna a criação replicável por pessoas em qualquer lugar do mundo.

De acordo com o site do estúdio de design, a coleta de plástico feita nas praias é a maneira mais fácil de conseguir plástico e ainda evitar que estes resíduos sejam levados para o alto mar, onde se transforma em um perigo aos animais. 

O primeiro cuidado tido pelos designers após a coleta do plástico é separado da areia, o que é feito usando apenas um balde com água. Depois disso, eles separam os plásticos de acordo com os pontos de fusão semelhantes. Existem gráficos e marcações em todos os plásticos fabricados que identificam seus componentes. Em alguns casos não é possível fazer a identificação correta. Assim, a sugestão é de que seja coletada uma quantidade grande do mesmo plástico.

Com os resíduos devidamente separados e secos, a equipe tritura-os, para que tenham tamanho médio de 1cm X 1cm, pois isso facilitará o derretimento do material. Para o derretimento, os designers utilizam uma panela adaptada com um filtro na tampa. Que ajuda a reduzir a quantidade de fumaça e elementos tóxicos liberados com a queima do plástico.

Os moldes usados para fazer as três pernas da banqueta são de alumínio e podem ser reaproveitados de resíduos de obra. O assento é feito simplesmente utilizando duas placas de pedra que pressionam a massa plástica até que ela fique reta e redonda. Para as pessoas que desejam replicar a ideia, uma pia de pedra pode substituir as placas.

Com todos os moldes prontos, os designers precisam apenas retirar as rebarbas do plástico, alinhar as pernas do banco e fixá-las ao assento utilizando parafusos. A equipe disponibiliza o passo a passo completo em seu site. Clique aqui para acessar.

Veja abaixo o vídeo que mostra o processo de produção da banqueta.


Fonte: Redação CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt