Pular para o conteúdo principal

Arquitetura do Ambiente Seguro

O significado de se projetar de forma segura é muito abrangente, porém temos que estar focados no Ser Humano, pois é ele, a pessoa mais importante quando se fala de ambiente construído. O profissional que está mais perto do cliente, e que vai coletar dados importantes quanto ao seu modo de vida é o Arquiteto e, portanto, é o profissional que tem as ferramentas para projetar um ambiente o mais seguro possível.
Como no Holocausto, onde aproximadamente 7,5 milhões de pessoas foram exterminadas pela inalação da substância HCN (hidrocianeto), que é um gás letal, os profissionais que lidam com projeto, devem estar atentos ao especificar os materiais que serão utilizados nessa obra para que um holocausto não ocorra se houver um incêndio nessa construção. Prevenir acidentes é dever desse profissional, e para tanto, se faz necessário conhecer sobre os materiais que serão utilizados nesse projeto para que não causem danos futuros. Pesquisar sobre a composição química desses materiais, para que num evento de combustão não agridam o meio ambiente e as pessoas que nele habitam, é uma tarefa de grande importância para a segurança desse habitante.
O maior responsável pelas mortes em incêndios são os gases tóxicos emitidos pelos materiais utilizados na construção, logo fica claro que ao se projetar, o profissional envolvido deve pesquisar não somente sobre os costumes do cliente, mas também sobre os materiais que irá especificar para esse projeto. Com isso, podemos perceber a importância do projetar consciente, e do quão responsável esse profissional deve ser para que não tenha arrependimentos e problemas no futuro.
Especificações de materiais adequados ao projeto podem contribuir significantemente na geração de menores impactos ambientais, menor demanda energética de climatização, maior conforto ambiental e social, e conseqüentemente maior segurança.
Cada dia mais os clientes estão mais exigentes e críticos quanto às questões de sustentabilidade, e exigem dos profissionais maior envolvimento e conhecimento em seus projetos. Isso faz com que o profissional que estiver mais atento às necessidades de se projetar um ambiente saudável e seguro esteja caminhando um passo a frente daquele que ainda não percebeu a importância primordial de uma construção que é o Ser Humano, seu bem estar e principalmente a sua segurança.
Quanto mais envolvido em seu trabalho, em cuidar dos detalhes importantes a saúde dessa habitação especificando com consciência os materiais a serem utilizados, buscando fazer uso de técnicas construtivas que permitam o descarte da menor quantidade de resíduos possível, fazendo a captação e reuso das águas pluviais, se preocupando com a eficiência energética, com o conforto dessa construção, maior será a satisfação desse profissional e do seu cliente, como também, menores serão os problemas decorrentes dessa obra.

Celina Lago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios