Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

4 de jan de 2016

Reciclagem pode ser revertida em lucro para condomínios

Receita pode ser investida em melhorias para todos os moradores


A cada dia que passa, a reciclagem se torna cada vez mais necessária, principalmente nas grandes cidades. Segundo o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo. E a quantidade só vem aumentando.

O eCycle já preparou dicas para reciclagem em condomínios, mas quem mora nesses locais pode inclusive lucrar com a organização de material reciclável.

Iniciativa e planejamento

A mudança de hábitos, tais como de consumo, faz com que o processo de reciclagem possa acontecer. A ideia não é simplesmente descartar, mas conduzir para um lugar em que o resíduo será reprocessado para ser utilizado novamente.

Controlar a quantidade que cada apartamento gera de lixo reciclável ajuda o condomínio a se preparar para receber a quantia geral. Para que haja estímulo a essa prática sustentável, uma boa opção é, no momento da organização da assembleia dos condôminos, os moradores que contribuírem para a coleta de reciclagem recebam um estímulo positivo neste dia de reunião.

O lucro se torna possível quando ocorre a venda desses materiais para a reciclagem. Para isso, é preciso definir quais materiais que serão destinados para a coleta, quais locais serão armazenados e para onde serão enviados posteriormente - contate cooperativas de reciclagem do seu bairro e regiões próximas. Empresas que compram materiais reciclados os adquirem por quilo, por isso, é preciso uma boa quantidade para a venda. Pesquise na seção Postos de Reciclagem quais são as cooperativas e recicladoras próximas ao seu condomínio e entre em contato para informar-se sobre detalhes como proceder.

Estabelecido o processo, o dinheiro arrecadado pode ser revertido para o próprio programa de coleta, aplicado em festas de confraternização, para os funcionários, estética do prédio ou materiais esportivos. Para acompanhar os preços dos materiais recicláveis (preço por tonelada em real), basta seguir para o site do CEMPRE(Compromisso Empresarial para Reciclagem) e conferir. Lembrando que os valores se alteram de acordo com a oferta e a procura dos itens.

Resolvida a questão dos resíduos sólidos secos, a questão dos resíduos úmidos podem igualmente ser otimizada. A construção de uma usina de compostagem é uma ideia adicional para que os moradores possam aproveitar os resíduos orgânicos na transformação destes em adubo de alta qualidade, sem químicas nocivas, para jardins e plantas da comunidade, o que faz com que o condomínio se torne o mais sustentável possível.

Como Reciclar papel:


Ciclo de Reciclagem do Plástico:
Ciclo de Reciclagem do Metal
Fonte: Ecycle