Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

13 de dez de 2009

Certificação Aqua será estendida a prédios residenciais

A Fundação Vanzolini informou que lançará o referencial técnico do Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental) para empreendimentos residenciais até o final de dezembro de 2009.

> Fundação Vanzolini apresenta certificação ambiental Aqua
> Setor de materiais de construção abre espaço para a sustentabi
Após lançar referenciais técnicos para prédios comerciais, a Fundação Vanzolini agora apresenta os referenciais para habitações residenciais, mercado que ainda não foi explorado pela certificação norteamericana Leed.
Para que um empreendimento seja certificado, devem ser observados 14 itens de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), que são baseados em critérios de desempenho. A certificação também exige uma auditoria presencial independente.
O certificado internacional é emitido em cada uma das três fases do empreendimento (programa, concepção e realização) e considera desde a redução do impacto dos canteiros da obra até o conforto térmico e acústico do imóvel, passando pela gestão de água e energia.
“O comprador sabe que terá uma habitação mais saudável e confortável, com valorização patrimonial, além de menores custos no consumo de água, energia e conservação", disse Manuel Carlos Reis Martins, coordenador do processo Aqua.
O referencial habitacional leva em conta conceitos convencionais de construções verdes, como o reaproveitamento de água, a automação visando a redução do consumo de energia, a utilização de energia solar e a adoção de produtos e materiais recicláveis, e inclui particularidades para edifícios habitacionais, como especificações sobre as dimensões mínimas da cozinha, o uso de equipamentos eletrônicos com selo Procel e coleta seletiva de resíduos.
O referencial estará disponível a partir de dezembro de 2009.
A Fundação Vanzolini desenvolveu a certificação Aqua baseada nas pesquisas do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB), adaptando os conceitos propostos pelos franceses à realidade do Brasil.