Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

4 de ago de 2009

Consciência & Criatividade no Projetar

Hoje em dia, com as mudanças que estão acontecendo em nosso planeta, temos que ser criativos ao projetar as edificações. Uma solução eficiente e bonita, que minimiza os gastos com o consumo de luz pela diminuição na utilização do ar refrigerado, são as chamadas “Green Walls” ou “Paredes Verdes”. Técnica que nos chega da Europa, vem modificar a nossa visão de jardim, acrescentando modernidade e criatividade, onde podemos utilizar de maneira versátil, as plantas numa construção, numa decoração de interiores, e até mesmo numa loja comercial.




Fonte: http://www.eltlivingwalls.com

Como os tetos verdes que também estão sendo utilizados para trazer maior conforto e economia, às paredes verdes fazem um papel semelhante, sendo que de forma vertical permitindo uma enorme gama de aplicações. Uma das vantagens desses recursos são, a diminuição da temperatura interior no verão, e o fato de não haver necessidade de manutenção com pintura, que uma parede pintada requer.
Paredes verdes são essencialmente vida logo, trazem uma mensagem subliminar de autoregeneração, de transformação e são ecologicamente corretas.
O verde permite uma conexão maior com a nossa fonte de energia, nos ajuda a carregar nossas baterias quando estamos com baixa vitalidade, renovando nossas energias. Ao criarmos mais áreas verdes à nossa volta poderemos estar conectados à natureza o tempo todo. Por que temos que trabalhar em locais fechados, sem janelas, sem vida? Se não houver outra saída podemos projetar espaços onde o verde esteja presente e, através dessa técnica de utilização das plantas, isso pode acontecer melhorando muito, a nossa qualidade de vida.
Pesquisas vem sendo feitas sobre a importância dessas técnicas com plantas na filtragem dos poluentes existentes na atmosfera, e na diminuição do ruído externo.
Sua aplicação nas laterais dos edifícios contribui na redução das chamadas “ilhas de calor”, efeito causado pelas áreas urbanas, sem vegetação, que acentuam as altas temperaturas no verão.
Como as plantas verdes absorvem as emissões de CO2, essas paredes além de ajudar na redução dessa substância na atmosfera também ajudam na diminuição do aquecimento solar.
As plantas também absorvem os compostos orgânicos voláteis, e os hidrocarbonetos que são expelidos dos meios de transporte urbano como os automóveis, ônibus, motos...
A utilização dessa técnica é uma solução elegante para o problema contribuindo para a biodiversidade local e regional.

Celina Lago - Arquiteta