Pular para o conteúdo principal

Arquitetos criam telhado que armazena água de chuva e resfria o ambiente

A arquitetura a serviço da sustentabilidade. Esse é o mote de muitos projetos criados para atender uma demanda e criar soluções, que não agridam o meio ambiente e ainda ajudem as pessoas a terem melhor qualidade de vida.

É o caso do projeto Concave Roof, criado pelo estúdio de arquitetura e paisagismo iraniano BM Design. Eles desenvolveram um telhado que permite armazenar a água da chuva e promover um resfriamento natural do ambiente.


O principal objetivo é atender regiões áridas, que sofrem com a falta de chuva e que têm dificuldade de armazenar água, tendo em vista as altas taxas de evaporação causadas pelo clima quente.

No projeto, o telhado é feito com a sobreposição de uma cobertura côncava, que fica em cima de uma convexa. Esse telhado duplo permite que as gotas de chuva se concentrem em um ponto de coleta central, evitando que evaporem rapidamente.

A água armazenada é canalizada para reservatórios que ficam localizados entre as paredes do edifício.

O resfriamento natural acontece graças ao formato do telhado que permite sombra e movimento de ventilação. Além disso, os prédios e pátios são mais fundos e utilizam a técnica de arquitetura bioclimática, que consiste em promover troca de calor entre as paredes e a terra.

Os arquitetos estimam que é possível recolher cerca de 28 metros cúbicos de água de chuva, no caso de um prédio de 923 metros quadrados de superfície de telhado côncavo.

Lindo, econômico, ecológico e sustentável. O futuro da arquitetura promete!

Vejam fotos do projeto neste vídeo:


Fonte: Greenme

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios