Pular para o conteúdo principal

Como a iluminação LED pode comprometer a sua saúde

Pode a luz afetar sua saúde? Nesta entrevista, o Dr. Alexander Wunsch, um especialista da classe mundial em fotobiologia, compartilha os perigos ocultos da iluminação por LED (light-emitting diode - diodo emissor de luz) que a maioria das pessoas não conhece.

Na verdade, isso poderia ser uma das entrevistas em vídeo mais importantes feitas pelo Dr. Mercola mostrando  ea iluminação com lâmpadas LED causam enormes impactos - não apenas na prevenção da cegueira à medida que envelhece, mas também é um fator de risco oculto para sabotar sua saúde.

Em grande parte, como resultado da eficiência energética, houve uma grande transição para o uso do LED como fonte primária de luz interna. A este respeito, funcionou como por encanto, reduzindo os requisitos de energia em até 95% em comparação com as fontes de iluminação analógicas incandescentes.


No entanto, o calor gerado pelas lâmpadas incandescentes, que é a radiação infravermelha, é realmente benéfico para a sua saúde e, portanto, vale a pena o custo extra.

Há grandes desvantagens no uso de lâmpadas LED que não são totalmente apreciados. A iluminação por LED, pode na verdade, ser uma das exposições de radiação EMF não nativas mais importantes a que você está exposto diariamente.

Se você optar por ignorar esses novos insights, isso poderá ter ramificações de longo prazo muito sérias. Pode levar à degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é a principal causa de cegueira nos Estados Unidos e em outros lugares.

Outros problemas de saúde enraizados na disfunção mitocondrial também podem ser exacerbados, e estes variam de desordem metabólica a câncer.

O que é luz?

A definição de luz, aplicada a fontes de luz artificial, é bastante distinta. A luz visível se encontra apenas entre 400 nanômetros (nm) e 780 nm, mas "luz" é na verdade mais do que apenas o que seu olho pode perceber. Como explicado por Wunsch:

"Quando olhamos para a luz solar, temos uma faixa espectral muito mais ampla, algo em torno de 300 nm até 2.000 nm. Para nosso cálculo de eficiência de energia, faz uma grande diferença se estamos falando dessa ampla faixa natural ou se estamos falando apenas sobre ... o desempenho da visão

A definição de que estamos apenas olhando para a parte visível do espectro [dada nos anos 1930] ... levou ao desenvolvimento de fontes de luz energeticamente eficientes como as lâmpadas fluorescentes ou o que temos hoje em dia, as fontes de luz LED, porque eles são apenas energeticamente eficientes contanto que você leve em conta a parte visível do espectro.

Por exemplo, [lâmpadas proporcionando] fototerapia com luz vermelha pode ser usada em terapia médica para aumentar a circulação sanguínea, e esta é somente uma parte que estamos tirando enquanto nós apenas olhamos para a parte visível.

Os físicos acham que a radiação infravermelha é apenas um resíduo térmico. Mas do ponto de vista de um médico, isso não é absolutamente verdade. Nos últimos 30 anos, houve centenas de artigos científicos publicados sobre os aspectos benéficos de uma determinada parte do espectro, que é chamado de infravermelho próximo ou infravermelho. "

O que torna o infravermelho próximo tão especial?

Você não pode sentir o "near-infrared" como calor e não pode vê-lo, mas tem um grande impacto benéfico em termos de saúde. Near-Infrared é o que falta em fontes de luz artificiais, não térmicas, como o LED.

Há também uma diferença entre formas analógicas e digitais de fontes de luz, e essa diferença é outra parte da complexidade. Em essência, há duas questões separadas, mas relacionadas: o problema da fonte de luz analógica versus digital e as diferenças de comprimento de onda espectral.

Começando com o último, quando você olha para o espectro do arco-íris, a parte visível da luz termina em vermelho. Infravermelho-A ou "Near-Infrared" (near-infrared ou infravermelho próximo) é o começo do espectro de luz invisível após o vermelho. Este, por sua vez, é seguido por infravermelho-B (mid-infrared ou infravermelho médio) e infrared-C (far-infrared ou infravermelho distante).

Enquanto eles não podem ser vistos, a faixa média e distante de infravermelho pode ser sentida como calor. Isto não se aplica ao infravermelho-A, no entanto, pois tem um comprimento de onda entre 700 e 1.500 nm.

"Aqui você tem apenas uma absorção muito baixa pelas moléculas de água, e esta é a razão pela qual a radiação tem uma transmitância muito alta", diz Wunsch.

"Em outras palavras, ela penetra muito profundamente em seu tecido, de modo que a energia se distribui em um grande volume de tecido. Este infravermelho próximo A ou "near-infrared" A não está aquecendo o tecido, logo você não vai sentir qualquer efeito de calor diretamente.

Isso muda significativamente quando aumentamos o comprimento de onda, digamos, para 2.000 nm. Aqui estamos na faixa de infravermelho-B e isso já é sentido como calor. E de 3.000 nm para o comprimento de onda mais longo, temos absorção quase total, principalmente pela molécula de água, e isso é sentido como aquecimento ".

Near-infrared ou Infravermelho Próximo é Crítico para a Saúde Mitocondrial e dos Olhos. O alcance do near-infrared afeta sua saúde de várias maneiras importantes. Por exemplo, ajuda a preparar as células da sua retina para reparo e regeneração.

Como os LEDs praticamente não possuem infravermelho e sim um excesso de luz azul que gera espécies reativas de oxigênio (ROS), isso explica por que os LEDs são tão prejudiciais para os olhos e para a saúde geral.

Os cromóforos são moléculas que absorvem a luz. Há uma janela de tecido ótico que varia de 600 a 1.400 nm, o que significa que ela é quase completamente coberta pela parte infravermelha do espectro. Esta janela de tecido ótico permite que a radiação penetre vários centímetros ou pelo menos uma polegada ou mais no tecido.

Cromóforos são encontrados em suas mitocôndrias e em moléculas de água ativadas. Em sua mitocôndria, há também uma molécula específica chamada citocromo c oxidase, que está envolvida na produção de energia dentro da mitocôndria. O trifosfato de adenosina (ATP) - energia celular - é o produto final.

O ATP é o combustível de que suas células precisam para todas as suas variadas funções, incluindo transporte de íons, síntese e metabolismo. Notavelmente, seu corpo produz seu peso corporal em ATP todos os dias. E, enquanto você pode sobreviver por vários minutos sem oxigênio, se toda a produção de ATP parasse de repente, você morreria em 15 segundos.


A iluminação desempenha um papel importante na produção de energia biológica. É por isso que esta questão da iluminação é tão importante. A luz é uma parte da equação da produção de energia biológica extremamente mal compreendida e negligenciada, especificamente no nível de ATP mitocondrial. Como explicado mais adiante por Wunsch:

"O citocromo c oxidase, que é essa absorçao da molécula de luz, o último passo antes do ATP ser finalmente produzido na mitocôndria. Aqui temos esse ponto de inflexão onde a luz em uma faixa de comprimento de onda entre 570 nm e 850 nm é capaz de impulsionar a produção de energia, especialmente nas células, quando a produção de energia se esgota.

Sabemos hoje que muitos sinais de envelhecimento, por exemplo, são conseqüência de um funcionamento mitocondrial prejudicado, e por isso temos uma ferramenta muito interessante para melhorar o estado de energia em nossas células, nas mitocôndrias em nossas células e não apenas na superfície, mas também nas profundidades do tecido. Este é um aspecto importante, e existem centenas de artigos publicados sobre esses efeitos positivos.

Saunas infravermelhas são outra maneira magnífica de nutrir seu corpo com luz infravermelha. Mas não apenas qualquer sauna infravermelha. A maioria oferece apenas "Far-infrared"infravermelho FAR que não é um espectro completo. A maioria também emite EMF's não-nativos perigosos. Então você precisa de um que emita baixo ou nenhum EMF não-nativo.

Depois de procurar por um longo tempo, finalmente encontrei um quase perfeito e espero que tenha minhas especificações personalizadas feitas em alguns meses. E deve custar menos de US $ 1.000. Então fique atento para este desenvolvimento emocionante.

Cicatrização de Feridas e Procedimentos Anti-Envelhecimento Utilizam o "Near-Infrared".

Espectros complementares em fototerapia - Princípios básicos e aplicações práticas. do Dr. med. Alexander Wunsch no Vimeo.

Estes efeitos benéficos podem ser observados na cicatrização de feridas e em procedimentos anti-envelhecimento onde o "Near-infrared" é empregado. Como o citocromo C oxidase é responsável pelo aumento da produção de ATP (Trifosfato de Adenosina), a célula tem um melhor suprimento de energia, o que permite um melhor desempenho, e isso é verdade, não importando onde a célula esteja.

Isso significa que as células do fígado com mais ATP serão capazes de desintoxicar seu corpo com mais eficiência; Os fibroblastos em sua pele serão capazes de sintetizar mais fibras de colágeno e assim por diante, porque o ATP é crucial para todas as funções celulares. Wunsch expande isso ainda mais na palestra acima.

De acordo com Wunsch, um terço da energia que seu corpo requer para manter o equilíbrio térmico vem dos alimentos que você come. Os elétrons transferidos dos alimentos, principalmente as gorduras e os carboidratos, são finalmente transferidos para o oxigênio e geram ATP. Quanto mais próximo do infravermelho você chegar, menos energia nutricional será necessária para manter a homeostase térmica.

Dito isso, uma diferenciação está em curso. A maior parte da energia METABICICAMENTE USADA provém de alimentos. Mas também existe um aspecto termodinâmico. Manter uma temperatura normal do corpo (37 graus ou 98,6 graus F) envolve dois mecanismos: produção de energia em sua mitocôndria a partir de alimentos e energia fotônica (radiação infravermelha próxima da luz solar e lâmpadas incandescentes) que é capaz de penetrar profundamente em seu tecido. , mesmo através da roupa.

"A radiação pode entrar no seu corpo e depois ser transformada em comprimentos de onda mais longos na parte infravermelha. Eles são muito importantes para suportar o nível de temperatura, o nível de energia térmica, que é um aspecto crucial. Muita energia vem sob a forma de radiação e isso está apoiando nosso equilíbrio térmico ", explica Wunsch.

A principal mensagem aqui é que a produção de energia do seu corpo envolve não apenas a ingestão de alimentos. Você também precisa de exposição a certos comprimentos de onda de luz para que seu metabolismo funcione de forma otimizada. Esta é mais uma razão pela qual a exposição ao sol é tão importante para a saúde ideal.

Iluminação analógica versus digital

As lâmpadas LED são uma forma de iluminação digital não térmica, enquanto as lâmpadas incandescentes e as halogênicas são fontes de luz térmica analógicas.

"Para um sistema de mudança de cor, você tem três LEDs diferentes, um LED vermelho, um verde e um azul, e a intensidade desses três canais coloridos deve ser alterada para obter um uso de cores diferente, que é percebido pelo olho no final. O controle da intensidade de saída de um LED é realizado de forma digital, pois é muito difícil ter uma intensidade baixa em muitas etapas diferentes.

O escurecimento dos LED's é realizado por meio da chamada modulação de largura de pulso, o que significa que os LED's ligam para a intensidade total e, em seguida, desligam totalmente e, em seguida, ligam novamente. Então, temos a constante ligada e desligada em freqüências, que são mais altas do que os nossos olhos são capazes de discriminar. Mas no nível celular, ainda é perceptível para as células.

Isso causa uma cintilação, o que não é perceptível, digamos, para 90% da população. Mas ainda é biologicamente ativo. E cintilação é algo que é muito prejudicial para a sua biologia. "

Apesar de se tratar aparentemente de um simples desconforto visual, já ficou demonstrado que pode atingir o Sistema Nervoso Central, e provocar disfunções Neurológicas. No mínimo, a cintilação causa dificuldades para ler, incômodo visual, dor de cabeça, cansaço visual, estresse mental, perda de concentração, etc.

Se você tiver idade suficiente para lembrar das TV's mais antigas que tinham uma cintilação intensa e visível, já deve ter passado por isso. Modernos ecrãs planos não têm brilho perceptível, porém continuam a ligar e desligar. Os cientistas estão agora tentnado desenvolver sistemas capazes de transmitir informações através de cintilação de alta frequência na iluminação LED para substituir o sistema LAN sem fio. De acordo com Wunsch, isso é uma ideia muito ruim do ponto de vista da saúde.

"Esses LEDs são chamados de cavalos de Tróia porque parecem tão práticos, parecem ter muitas vantagens, economizam energia, são sólidos e muito robustos. Então colocamos em nossas casas. Mas não estamos cientes de que eles tem muitas propriedades de roubo de saúde, que são prejudiciais à sua biologia, prejudiciais à sua saúde mental, prejudiciais à saúde da retina e também prejudiciais à sua saúde hormonal ou endócrina ”.

Infelizmente, o uso de LEDs foi exigido pela política federal nos EUA e em grande parte da Europa, na tentativa de economizar energia. Agora, também no Brasil. Embora indiscutivelmente eficaz a esse respeito, o impacto biológico desses bulbos tem sido completamente ignorado e, ao exigi-los, as opções foram restringidas.

Entendendo os perigos dos LEDs

Entender como os LEDs podem prejudicar sua saúde começa com o reconhecimento de que a luz emitida por uma lâmpada LED é de uma qualidade diferente de uma fonte de luz natural. Normalmente, uma fonte de luz natural é um radiador de corpo preto que emite todos os tipos de comprimentos de onda de uma maneira mais ou menos contínua.

LEDs são lâmpadas fluorescentes, consistindo de um LED azul, um LED de driver e uma folha fluorescente que cobre o LED azul, transformando parte da luz azul em comprimentos de onda maiores, criando assim uma luz amarelada. A luz amarelada da camada fluorescente combina com a luz azul residual a uma espécie de luz esbranquiçada, uma grande parte da qual é uma luz azul agressiva.

"O azul tem a energia mais alta na parte visível do espectro e produz, infunde, a produção de ROS, de estresse oxidativo", diz ele.

"A luz azul causa ROS (espécies reativas de oxigênio) em seu tecido, e esse estresse precisa ser balanceado com o infravermelho próximo que não está presente nos LEDs. Precisamos ainda de mais regeneração da luz azul, mas a parte regenerativa do espectro não é encontrada no azul , no comprimento de onda curto, é encontrado na parte de comprimento de onda longo, no vermelho e no infravermelho próximo, de modo que a regeneração do tecido e a reparação do tecido resultam dos comprimentos de onda que não estão presentes em um espectro de LED.

Aumentamos o estresse na parte de comprimento de onda curto e reduzimos a regeneração e o reparo na parte de comprimento de onda longo. Este é o problema primário, e não temos esse tipo de qualidade de luz na natureza. Isso tem consequências. O estresse tem consequências na retina; tem consequências em nosso sistema endócrino ".

Você provavelmente já sabe que a luz azul da noite reduz a produção de melatonina em sua glândula pineal. Mas você também tem células em sua retina que são responsáveis pela produção de melatonina para regenerar a retina durante a noite.

Se você usar luzes LED após o pôr do sol, você reduz as capacidades de regeneração e restauração de seus olhos. Desnecessário será dizer que, com menos regeneração, você acaba com degeneração. Neste caso, a degeneração pode levar à DMRI, que é a principal causa de cegueira entre os idosos. No entanto, e isto é o que a maioria não consegue apreciar, a exposição à luz LED que não é equilibrada com a luz solar total carregada com as partes vermelhas do espectro é sempre prejudicial para a sua biologia. Só mais a noite.

Resumindo, o principal problema com os LEDs é o fato de que eles emitem principalmente comprimentos de onda azuis e não têm as freqüências de infravermelho próximo regeneradoras e curativas. Eles têm muito pouco vermelho e nenhum infravermelho, que é o comprimento de onda necessário para reparo e regeneração.

Quando você usa essas freqüências baixas agressivas - luz azul - cria ROS que, quando geradas em excesso, causam danos. Portanto, ao usar LEDs, você acaba com um aumento de danos e diminui o reparo e a regeneração.

Existem LEDs saudáveis?

Há uma ampla gama de luzes LED no mercado hoje em dia. Alguns são brancos frescos, outros são brancos quentes, por exemplo. O primeiro emite quantidades maiores de luz azul prejudicial. Os LEDs quentes podem enganar, pois emitem uma luz de aparência quente, mas na verdade não possuem o comprimento de onda vermelho. O calor vem de mascarar o azul com grandes quantidades de amarelo e laranja.

Há também LEDs disponíveis com menos azul, que estão mais próximos da distribuição espectral das lâmpadas incandescentes em relação à parte azul do espectro. Infelizmente, sem ferramentas para medi-lo, você não saberá exatamente o que está recebendo. Isto está em nítido contraste com uma lâmpada incandescente, onde você sabe exatamente que tipo de espectro de luz está obtendo.

"Com o LED, o leigo não é capaz de dizer se é um espectro sob medida, onde você tem a parte azul apenas mascarada por partes excessivas de outras regiões espectrais", diz Wunsch. "Existem diferentes tecnologias ... Soraa, por exemplo, tem LED driver violeta, não azul ... Por sua tecnologia, o vermelho é um pouco mais enfatizado em comparação com os LEDs fluorescentes de luz branca padrão.

Portanto, há de fato tipos melhores e piores de LED ao redor. Mas a distribuição espectral é apenas uma coisa… Estamos interessados no R9, que representa os vermelhos completos. Esta informação é dada às vezes no pacote. Você tem, por exemplo, CRI, que é o índice de representação de cores de 95 com um R9 de 97 ou mais. Este é o único sinal para o cliente de que você tem um alto nível ou um alto índice para o R9.  " (RI - Índice de reprodução da Cor.)

Como identificar um LED mais saudável

Então, ao comprar LEDs, uma maneira de obter uma luz mais saudável é olhar para o CRI. A luz do sol é o padrão ouro e tem um CRI de 100. Então, faça lâmpadas incandescentes e velas. O que você está procurando é uma luz que tenha um CRI R9 (full red spectrum) de cerca de 97, que é o mais próximo que você chegará de uma luz natural com um LED. Outro fator a ser observado é a temperatura de cor. Existem dois tipos diferentes de temperatura de cor:

1. Temperatura de cor física, que significa a temperatura da sua luz em graus Kelvin (K). Isso se aplica à luz solar, luz de velas, lâmpada incandescente e halogênicas. O que isto significa é que a fonte em si é tão quente ao toque quanto a temperatura de cor dada.

O sol, por exemplo, que tem uma temperatura de cor de 5.500 K, tem uma temperatura de 5.500 K em sua superfície, onde você realmente tocaria o sol. As lâmpadas incandescentes têm um máximo de 3.000 K, pois o filamento derreteria se a temperatura subisse mais.

2. Temperatura de cor correlacionada. Esta é uma medida que informa como a fonte de luz aparece para o olho humano. Em outras palavras, é uma medida comparativa. Uma temperatura de cor correlacionada de 2.700 K significa que se parece com uma fonte de luz natural com uma temperatura de cor física de 2.700 K.

O problema aqui é que, embora essa luz pareça o mesmo que uma luz natural, ela não tem a mesma qualidade, e seu corpo, no nível celular, não se deixa enganar pelo que seu olho vê. No nível celular, e no nível da retina, a maior parte da luz ainda é fria, branco-azulada, apesar de seu calor aparente e visível.

As lâmpadas incandescentes têm uma temperatura de cor de 2.700 K, enquanto os LEDs podem chegar a 6.500 K - o LED branco realmente brilhante. Neste caso, quanto mais próximo estiver de incandescente, melhor. Por último, há o componente digital, que é praticamente inevitável, não importa o quê. Para determinar quão bom ou ruim é um determinado LED:

"Você teria que medir de alguma forma se o LED produz ou não cintilação. Dois, três anos atrás, teria sido muito mais fácil porque a câmera de um smartphone mais antigo não era tão alta tecnologia como é hoje. Com um smartphone antigo, quando você olha para a fonte de luz, você pode ver essas linhas errantes, assim você pode detectar se a fonte de luz está piscando ", explica Wunsch.

Uma maneira mais simples seria comprar um detector de cintilação, que está disponível de forma bastante barata. Outra maneira de determinar a taxa de cintilação seria usar o modo de câmera lenta em sua câmera. Grave a fonte de luz no modo de câmera lenta e verifique a cintilação visível.

Infelizmente, nem sempre funciona. Algumas câmeras e smartphones mais novos possuem um algoritmo integrado que detecta a frequência de oscilação e altera a velocidade do obturador de acordo para melhorar a gravação, eliminando assim a interferência. Se sua câmera tiver esse algoritmo, ele não gravará uma cintilação visível, mesmo que esteja lá.

Soluções mais saudáveis

As pessoas gostam de estar na vanguarda da tecnologia e rapidamente mudaram todas as lâmpadas incandescentes para iluminação LED. Agora percebem a enormidade do erro cometido, mas na época - voltando quase 10 anos atrás - éramos completamente inconscientes de que isso poderia ter consequências para a saúde. Antes disso, usávamos lâmpadas fluorescentes de espectro total, o que é igualmente enganoso, já que é um espectro completo apenas no nome.

Agora as pesquisas estão demostrando que a exposição à luz do LED é um perigo muito sério, especialmente se você estiver em uma sala sem luz natural. Os riscos biológicos são um pouco mitigados se você tiver bastante luz solar fluindo pelas janelas. À noite, os LEDs se tornam um perigo maior, não importa se você está em uma sala sem janelas ou não, já que não há luz infravermelha contrabalançada.

Não podemos trocar as lâmpadas LED por incandescentes que não possuem nenhum revestimento que altere seus comprimentos de onda benéficos já que nosso governo as tirou do mercado brasileiro. O conselho é: caso encontre lâmpadas incandescentes no mercado, compre-as todas, e volte para as lâmpadas incandescentes.

Apenas lembre-se de obter incandescentes que são cristalinas e não revestidas com branco para liberar uma luz branca fria. Você quer uma fonte de luz analógica térmica incandescente de 2.700 K. Na verdade, velas sem perfume seriam ainda melhores. Esteja particularmente atento a usar apenas esse tipo de luz à noite. Depois do pôr do sol, é bom usar óculos de bloqueio azul.

"Definitivamente é uma boa idéia manter longe os comprimentos de onda curta à noite, após o pôr do sol. Também é uma boa idéia não intoxicar seu ambiente com muita luz. Sabemos que os níveis de luz artificial durante a noite atingiram uma intensidade insana. A intensidade da vela, por exemplo, é absolutamente suficiente para orientação.

Se você tiver que ler à noite, use uma lâmpada halôgena incandescente de baixa voltagem, que é operada em um transformador de corrente contínua. A corrente contínua eliminará toda a eletricidade suja e eliminará toda a cintilação.

Existem transformadores disponíveis onde você pode ajustar a saída entre 6 volts e 12 volts. Contanto que seja corrente contínua, não há oscilação, não há eletricidade suja e você pode reduzir a intensidade da lâmpada de halogênio para uma temperatura de cor comparável à da luz de velas. Esta é a luz elétrica mais suave e saudável que você pode obter no momento ", observa Wunsch.


As lâmpadas halógenas de baixa tensão também são muito eficientes em termos energéticos - até 100% mais eficientes energeticamente do que a lâmpada incandescente padrão. Só não se esqueça de operá-la em DC. Luzes incandescentes, incluindo halógenas, podem ser operadas tanto em corrente alternada como em corrente contínua, mas quando se opera em corrente alternada, você acaba gerando eletricidade suja, explica Wunsch. Em DC, você não recebe nenhum eletrogmáco com halogênio de baixa voltagem.

Comparações de Luz

O gráfico a seguir ilustra as diferenças no espectro de cores entre uma luz incandescente, que tem muito pouco azul, em comparação com a luz fluorescente e o LED branco.


O gráfico a seguir ilustra as diferenças entre a luz do dia, incandescente, fluorescente, halógena, LED branco frio e LED branco quente. Como você pode ver, há uma tremenda diferença entre o LED incandescente e o quente. Enquanto eles podem parecer o mesmo a olho nu, não há comparação quando se trata de suas reais qualidades de luz.


Olhando para as diferenças espectrais entre lâmpadas incandescentes e de halógenas, parece não haver diferença alguma. Para elucidar a disparidade, Wunsch fez algumas medições de lâmpadas incandescentes e halógenas usando seu espectrômetro UPRtek MK350S. As diferenças são quase imperceptíveis, na verdade.


Espectro de uma lâmpada incandescente padrão: Temperatura de cor correlacionada (CCT) = 2890 K.


Espectro de uma lâmpada de halogéneo economizadora de energia: Temperatura de cor correlacionada (CCT) = 2842 K.

Para proteger sua saúde e visão, atenha-se às luzes incandescentes

Os LEDs são um exemplo perfeito de como estamos sabotando nossa saúde com uma tecnologia útil. No entanto, com conhecimento, podemos prevenir proativamente o dano. Em resumo, realmente precisamos limitar nossa exposição à luz azul, tanto durante o dia quanto à noite. Portanto, para uso noturno, troque seus LEDs por lâmpadas incandescentes ou lâmpadas de halogênio incandescentes de baixa voltagem que funcionem com energia CC.

Eu também recomendo fortemente o uso de óculos de bloqueio azul após o pôr do sol, mesmo se você usar lâmpadas incandescentes. Sem essas modificações, a excessiva luz azul dos LEDs e das telas eletrônicas acionará o seu corpo para superproduzir as ROS e diminuir a produção de melatonina, tanto na glândula pineal quanto na retina, o que evitará reparo e regeneração, acelerando a degeneração. da sua visão.

"Uma coisa a enfatizar, não é a luz azul que vem do próprio sol com a qual devemos nos preocupar. É a luz azul, a luz visual singular de alta energia (HEV), que vem da luz não térmica com eficiência de energia fria. Isto é o que causa o problema, não a luz azul que vem junto com comprimentos de onda mais longos em um tipo de coquetel natural que tem o espectro infravermelho benéfico…

A luz é substituta de fontes de luz não térmicas, estes são problemas [de que causa], e você tem que ser inteligente para evitar esses cavalos de Tróia. Se você quiser torná-lo [seguro], fique com as velas, fique com as lâmpadas incandescentes ", diz Wunsch.

Outra alternativa de luz saudável

As velas são ainda uma fonte de luz melhor do que as lâmpadas incandescentes, já que não há eletricidade envolvida e é a luz que nossos ancestrais usaram por muitos milênios para que nossos corpos já estejam adaptados a ela. O único problema é que você precisa ter muito cuidado com o uso de qualquer vela velha, pois a maioria é tóxica.

Como você pode ou não saber, muitas velas disponíveis hoje estão cheias de toxinas, especialmente velas de parafina. Você sabia que a parafina é um subproduto do petróleo criado quando o petróleo bruto é refinado na gasolina? Além disso, um número de agentes cancerígenos e toxinas conhecidos são adicionados à parafina para aumentar a estabilidade da queima, não incluindo o potencial de chumbo adicionado aos mechas, e a fuligem que invade seus pulmões.

Para complicar, muitas velas, parafina e soja, estão corrompidas com tintas e fragrâncias tóxicas; algumas velas de soja são apenas parcialmente soja com muitos outros aditivos e / ou usam soja transgênica. Parece haver uma mentalidade estranha de que a exposição a pequenas quantidades de toxinas é aceitável, mesmo que a exposição seja exponencial ao longo do tempo!

A soja é não-OGM, é de queima limpa sem fumos nocivos ou fuligem, é cultivada nos EUA e é sustentável e renovável. Além disso, devemos usar velas completamente livres de corantes. A soja nestas velas não é testada em animais, é livre de herbicidas e pesticidas. Devemos usar velas livres de ftalatos e parabenos, com cera natural e que reduz o acúmulo de carbono. Você deve pesquisar por velas saudáveis na internet.

Nossa saúde está ameaçada por todos os lados. Toxinas ambientais, alimentos ultraprocessados, CEMs, OGMs subsidiados pelo governo e uma série de outras ameaças nos cercam. Simplesmente não é possível se proteger a menos que você esteja armado com informações de saúde de ponta.

As tarefas mais complexas podem ser facilitadas se você der um passo de cada vez. Como um todo, esse plano de 30 dicas faz um guia abrangente que pode mudar sua vida. Apenas alguns dos tópicos abordados são:
  • O que comer e quando comê-lo
  • Estratégias de exercícios que você pode implementar em sua vida
  • O poder da saúde emocional
  • Melhorar sua saúde com itens essenciais como ar, sol e água
  • Obter um sono reparador para seu corpo

Pode parecer que a saúde e o bem-estar não são mais a norma. Uma epidemia de opióides varre o país, a taxa de obesidade está subindo vertiginosamente, a expectativa de vida está caindo e as doenças crônicas estão crescendo. Nossas comunidades estão sendo prejudicadas em todos os níveis e a única maneira de reverter essas tendências é através da educação e do exemplo pessoal. 

Fonte: Mercola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios