Pular para o conteúdo principal

Composteira doméstica: a solução caseira para o lixo orgânico

Fique por dentro da técnica caseira que usa minhocas no processo de compostagem de seus resíduos orgânicos. Ele pode ser feito sem problemas na sua residência

A composteira é um rico ecossistema que você pode montar dentro de casa. A composteita domestica 
A composteira doméstica, caseira ou residencial, funciona basicamente por meio do método da vermicompostagem. Esse método, já utilizado há muitos anos pelos agricultores familiares, é indicado como uma solução para os resíduos urbanos, pois transforma o que seria lixo num rico adubo orgânico.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade da produção de lixo proveniente das casas brasileiras poderia ser evitada e transformada em adubo se todos fizessem compostagem doméstica. Seria possível economizar muito espaço nos aterros.
Redução da emissão de gases prejudiciais
Além de diminuir a quantidade de resíduos em aterros e lixões, reduzindo mais da metade da quantidade de lixo, a vantagem de fazer compostagem é que se evita a emissão de gases contribuintes para o desequilíbrio do efeito estufa.
Quando os resíduos vão parar em aterros sem tratamento nenhum, a decomposição acaba gerando gás metano (CH4), que é 25 vezes mais nocivo para o efeito estufado que o gás carbônico (CO2). A compostagem, por outro lado, evita a emissão de CH4.

O que é a vermicompostagem?

A vermicompostagem é a compostagem feita com o trabalho dos vermes, principalmente das minhocas (veja o passo a passo desse método em nosso Guia da Compostagem).
O termo é usado para denominar o processo de transformação biológica dos resíduos em adubo orgânico, em que os vermes atuam como aceleradores do processo.
O uso do vermicomposto ou húmus, nome dado ao produto gerado pelas minhocas, tem se mostrado uma forma eficiente, relativamente barata e sustentável para a melhora da qualidade e fertilidade do solo.

As minhocas

Uma parte importante da vermicompostagem é feita pelas as minhocas. Acredita-se que, no mundo todo, existam mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas. No Brasil, são conhecidas mais ou menos 260 espécies - em sua maioria nativas. A espécie mais indicada para a produção de húmus é a Eisenia fetida Savigny, mais conhecida como minhoca vermelha-da-califórnia - isso se deve à sua capacidade de se adaptar facilmente às condições de cativeiro, à grande produção de húmus e à alta velocidade de reprodução; mas não acredite na lenda de que, quando cortada, a minhoca se regenera dando origem a duas minhocas - dependendo do lugar do corte, a minhoca pode até morrer.
Ao contrário ao que muitos pensam, as minhocas são limpinhas, não transmitem doenças, e podem ser utilizadas no seu lar sem gerar problemas. Obter uma composteira para criar minhocas é como cuidar de um animal de estimação qualquer, mas no caso das minhocas ainda há o benefício da decomposição dos resíduos.
Nos centros urbanos
Atualmente há diversos tipos de composteiras disponíveis, para todos os gostos, bolsos e tamanhos de família, incluindo as urbanas.
Uma boa alternativa que pode ser utilizada na sua casa ou apartamento é composta por uma tampa e três ou mais caixas empilháveis de plástico. A quantidade de caixas e sua dimensão depende diretamente da demanda familiar, sendo as duas que ficam no topo, as chamadas de digestoras, com furos no fundo (é nelas em que acontece toda a "mágica" e os furos são exclusivamente voltados para a migração das minhocas e escoamento do líquido); há também uma caixa coletora, a base, que serve para armazenar o chorume produzido no processo. É um método prático e simples de se compostar lixo orgânico (veja um Guia de Compostagem com mais informações sobre métodos de compostagem).
Este tipo de composteira tem duas modalidades principais, o modelo convencional e o modelo humi.
Veja na imagem a seguir o modelo convencional:

Veja na imagem a seguir a composteira no modelo humi:

                                         

Como funciona

Nessas modalidades (convencional e humi), as duas primeiras caixas servem para deposição dos resíduos orgânicos. Cerca de 200 minhocas ficam divididas entre os dois recipientes. Dependendo da quantidade de alimento disponível e do espaço, as minhocas conseguem autorregular sua população. Na caixa do topo, o usuário deve adicionar os restos de comida, como cascas de legumes e frutas, evitando colocar alimentos com muita gordura, laticínios, espinhos de peixe, ossos, excesso de frutas cítricas (que em grande quantidade podem alterar o pH e acidificar o composto - ruim para as minhocas e para as plantas), carnes e frutos do mar (veja a matéria "Como alimentar as minhocas na composteira?" para saber o que pode e não pode ir na composteira à base de minhocas).
A umidade é um aspecto dos mais importantes, uma vez que o composto muito úmido pode propiciar a formação e retenção de gases e/ou até mesmo dificultar a mobilidade das minhocas. Equilibrar a matéria orgânica molhada (suas sobras de comida) com matéria orgânica seca (serragem de madeira não tratada, folhas, etc.) torna o ambiente ideal para que a composteira funcione e suas minhocas entrem em ação. Depositados os resíduos, é necessário cobri-los com o material seco.
Recomenda-se, como que em um passo a passo, que os resíduos sejam depositados sucessivamente em fileiras (preferencialmente picados) e, em seguida, em camadas, preservando-se sempre no lado oposto uma camada de composto pronto, húmus livre de resíduos que servirá para o que se chama de "cama". A "cama" é como um local de segurança, onde as minhocas se sentem confortáveis, devendo existir em ambas caixas digestoras. Elas migrarão por todas as caixas, subindo e descendo, sempre usando os furos.

Algumas minhocas podem ir para a caixa que recolhe o chorume, por isso é importante estar sempre atento para que elas não morram afogadas. Para evitar que isso aconteça, se a sua composteira for do tipo convencional, além da supervisão, deposite um pedaço de tijolo em um dos cantos da caixa, assim elas poderão utilizá-lo como escada para subir para a caixa superior. Se a sua composteira for o modelo humi, não é necessário colocar o tijolo para as minhocas, pois ela já vem com uma elevação de fabricação.
Depois que a primeira caixa encher, troque de lugar com a caixa que está imediatamente abaixo, de modo que as minhocas possam trabalhar livremente enquanto a outra caixa recebe novos alimentos. Para ampliação da capacidade do sistema, acrescente caixas extras. Trate de proteger sua composteira do sol, posicione-a na sombra, pois o aquecimento no processo de compostagem ocorre naturalmente e as minhocas ficam bem assim.
Simultaneamente, ocorre a produção do chorume, que escorre das duas primeiras caixas e fica armazenado na última - ela tem uma pequena torneira para facilitar a sua coleta. Esse chorume não é tóxico. Trata-se de um líquido rico em nutrientes e sais minerais, que também serve como um adubo orgânico e pesticida. Basta dilui-lo em água, em uma proporção de 1/5 até 1/10, e borrifar nas folhas de sua horta caseira ou na terra das plantas de sua casa.
À medida em que os alimentos são absorvidos, as minhocas migram para a caixa superior em busca de mais comida. Assim que o ciclo de produção estiver completo, o composto está pronto para ser utilizado em jardins, vasos e horta. Uma caixa digestora cheia leva de 30 a 60 dias para que todo o alimento seja decomposto. Após esse período, é possível utilizar o húmus nas plantas e liberar a caixa para uma próxima rodada de compostagem. Não devemos esquecer de deixar sempre uma "cama" para as minhocas na caixa vazia, mesmo em razão de que a decomposição não é feita exclusivamente pelas minhocas, mas por toda uma microfauna associada a elas e que garante presença na "cama".

A composteira humi é mais moderna e possui algumas vantagens com relação à composteira tradicional. Confira abaixo:
Pode ficar na chuva;
É lisa por fora, facilitando consideravelmente a limpeza externa da composteira;
Possui pés (vantagem muito relevante);
Possui uma ilha na base coletora para as minhocas subirem para a caixa digestora e não morrerem afogadas;
Possui queda d'água na base coletora direcionando 100% líquido para a torneira;
Possui queda d'água na caixa digestora direcionando o excesso de líquido para um dos lados na digestora debaixo, diminuindo o excesso de umidade da caixa do meio, fazendo com que o húmus não esteja encharcado no momento de sua retirada;
Possui chapas de metal embutidos nas postas dos pés com furos projetados para a fixação de rodízios, caso seja de interesse do usuário;
A tampa possui 2 garras na parte interna que apoiam a tampa na posição vertical na borda da caixa digestora. Isso facilita muito o manejo diário do sistema, quando se coloca os resíduos orgânicos na caixa digestora;
As paredes laterais da caixa digestora possuem vários furos de 1,5 mm de diâmetro para proporcionar troca de oxigênio entre o ambiente interno e o externo. O tamanho dos furos é pequeno o suficiente para impedir a entrada de mosquitos;
A tampa também possui furos de 1,5mm de diâmetro.O designe desses furos foram projetados para possibilitar a troca de oxigênio, e ao mesmo tempo impedir a entrada de água de chuva;
As caixas entram uma uma dentro da outra, diminuindo volume de estocagem e envio, consequentemente reduzindo custo de frete;
Possui melhor acabamento.
Para saber mais sobre o modelo Humi confira a matéria: 
Para quem gosta de ter menos trabalho, também há a composteira na versão automatizada.
A compostagem automática é uma opção a mais para quem quer algo mais prático do que trabalhar com minhocas, pois ela faz uso de poderosos micro-organismos, capazes de se multiplicarem em altas temperaturas e com alta longevidade. Isso é o que garante ao equipamento um funcionamento sem custos de manutenção adicionais, seja por reposição de filtros ou acréscimo de serragem. Diferentemente das outras técnicas de compostagem, que podem levar até 60 dias para executar o processamento dos resíduos, esse processo elétrico precisa apenas de 24 horas para compostar os alimentos. Porém, deve-se tomar cuidado para manter a quantidade mínima indicada de material dentro do tanque de compostagem, pois somente assim os micro-organismos serão capazes de se multiplicar e continuar desempenhando seu papel.

É um aparelho compacto, automático, instalável em qualquer canto da casa e não requer muita dedicação e conhecimento para manuseio. Os criadores do item afirmam que é um método seguro e que não traz problemas com insetos e odores desagradáveis. Se pretende comprar uma dessas soluções para a reciclagem de resíduos, conheça a Decomposer. Apesar de custar mais do que as outras, ela traz o benefício da praticidade.
Qual o tamanho ideal?
Uma das maiores dúvidas que podem surgir na hora de adquirir a sua composteiraé: "qual o tamanho ideal para a minha família?". Primeiro, deve-se levar em consideração o número de membros da sua família, assim como o volume de resíduos orgânicos produzido diariamente por todos os membros. Na versão convencional existem os seguintes modelos:
Kit P
Indicado para 1 ou 2 pessoas, com capacidade para 0,5 litro/dia de resíduos orgânicos.
Dimensões: 43cm (com) x 35cm (lar) x 43cm (alt).

Kit P4
Indicado para 1 ou 2 pessoas , que almoça em casa, com capacidade para 0,5 litro/dia de resíduos orgânicos.
Dimensões: 43cm (com) x 35cm (lar) x 55cm (alt).

Kit M
Indicado para 2 ou 3 pessoas, com capacidade para 1,0 litro/dia de resíduos orgânicos.
Dimensões: 50cm (com) x 35cm (lar) x 65cm (alt).

Kit G
Indicado para 3 ou 4 pessoas, com capacidade para 1,3 litros/dia de resíduos orgânicos.
Dimensões: 62cm (com) x 39cm (lar) x 59cm (alt).

Kit GG
Indicado para 4 ou 5 pessoas, com capacidade para 2,0 litros/dia de resíduos orgânicos.
Dimensões: 62cm (com) x 39cm (lar) x 80cm (alt).

Kit G4
Indicado para 5 ou 6 pessoas, com capacidade para 1,3 litros/dia de resíduos orgânicos.
Dimensões: 59cm (com) x 39cm (lar) x 77cm (alt).
Adquira Kit G4

Humi
Indicado para 4, 6 ou 8 pessoas, com capacidade para 2, 3 ou 4 litros/dia de resíduos orgânicos.
A Humi está disponível em diversas cores.
Adquira Humi

Decomposer
E a versão Decomposer (automatizada) o tamanho é único.


Se os modelos disponíveis não suprirem as necessidades da sua família, você pode fazer o uso de mais de uma composteira usando-as em conjunto ou adicionar caixas digestoras ao processo. Os seus preços variam de acordo com o tamanho das composteiras. Para informar-se sobre preços e condições para aquisição de sua composteira.
Para entender melhor o processo você pode curtir o video que detalha o passo-a-passo sobre como funciona e como fazer sua própria de compostagem doméstica.
Fonte: Ecycle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios