O Domo Geodésico. A forma que Richard Buckminster Fuller estudou e tornou conhecida pela sua extrema resistência estrutural. Dizem que ele passou por experiências traumáticas em sua vida e que pensou em se suicidar. Mas ao invés de tirar a vida, passou a dedicar-se a estudar soluções. Como ele mesmo definiu em suas palavras em fazer de sua existência dali em diante
“(…) um experimento, descobrir como um único indivíduo pode contribuir para mudar o mundo e beneficiar toda a humanidade.”
Na área de arquitetura, o Domo Geodésico, além da facilidade de uso, se caracteriza pela:
Resistência aos ventos, tormentas e neve.
Resistência Estrutural
Coleta de energia solar passiva - sendo um concentrador de luz e calor
Economia para construção
Melhor facilidade de ventilação e distribuição de calor interno
Uma estrutura relativamente simples que pode ser construída por pessoas leigas com alguma instrução a respeito e que pode ter uma espaço interno super agradável.
Uma alternativa interessante que tanto pode resultar em uma estufa, um abrigo de férias ou edificações maiores e mais complexas. São versáteis e de fácil montagem como mostra o vídeo abaixo.
Um homem interessante o seu Buckminster Fuller. Fez das suas experiências amargas de vida um combustível para estudar melhorias para outras vidas. Estudou a natureza e como ela se comportava para achar soluções. Teve uma visão sustentável de vida e mundo bem antes dos demais. Conseguiu 28 patentes, escreveu 28 livros, recebeu 47 títulos honorários.
Domo na Floresta from Diogo Coneglian on Vimeo.
“Procurar por princípios que governem o universo e auxiliar a evolução da humanidade de acordo com os mesmo… Encontrar meios de fazer mais com menos, para que todas as pessoas de todos os lugares possam ter mais e mais”
Buckminster FullerVeja aqui um acervo digital com seus artigos. Via: Elenara Leitão
Comentários
Postar um comentário