Pular para o conteúdo principal

TRINCAS NAS PAREDES

O telhado é como um ser vivo. Aumenta e diminui de tamanho devido ao calor do sol e ao transferir o seu peso sobre as paredes pode produzir trincas nas paredes.


A forma de transmissão do peso para as paredes e os efeitos dessa ação vai depender muito do sistema de apoio do telhado que pode ser contínuo ao longo da parede longitudinal ou em determinados pontos de apoio onde instalamos "aparelhos de apoio" que pode ser um pedaço de viga de madeira ou uma sofisticada placa de neoprene.




Chamamos de Trincas produzidas pela dilatação térmica do telhado.

EFEITO NAS PAREDES:

EFEITO-1:



A diferença é que quando causada pelo telhado a trinca apresenta abertura maior na parte de cima (mais próxima do telhado) e quando causada por recalque da fundação a trinca apresenta abertura maior na parte de baixo (mais próxima da fundação).


EFEITO-2:


EFEITO-3:


AGRAVANTE:

Na situação com manta, não ocorre a renovação do ar do sótão. O ar vai ficando quente durante o dia e permanece quente durante a noite. Boa parte do calor do sótão é dissipado pela laje de forro.


ATENUANTE:

As telhas do tipo francesa, colonial e paulista, que são do tipo de encaixar, possuem frestas no encaixe entre uma telha e outra e estas frestas permintem a penetração e também a exaustão do ar do sótão.


Dessa forma, o telhado sofre menos dilatação e menos retração, ocasionando menos transferência de peso sobre as paredes.

Além desses cuidados, devemos permitir que os pontos de apoio do telhado nas paredes possa permitir movimentos horizontais de "vai-vem". Vigas de madeira com graxa ou em casos de cobertura de maior envergadura utilizar apoios de neoprene com espessura calculada para absorver o maior deslocamento.
Fonte: Ebanataw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável