Pular para o conteúdo principal

COB na bioconstrução

COB é das inúmeras técnicas construtivas milenares que utilizam a terra/barro como matéria prima não renovável, porém reutilizável.

beiral alrgo na casa de cob
Casa natural, de formas orgânicas, feita com COB
 
É o método mais indicado nas construções naturais e sustentáveis em que se deseje usar mais as formas orgânicas e escultóricas, pois plasticidade que o material oferece permite muita facilidade de trabalha-lo e modela-lo livremente com as mãos.
 
Clique aqui para ver mais imagens de construções feitas com COB.
 

triplex joao de barro
Condomínio Triplex de casa do pássaro João de Barro

 
O COB é um material produzido com a mistura de apenas terra/barro + areia + palha seca e água, tal qual é feita a casa do grande mascote dos bioconstrutores - o João de Barro; havendo também aqueles que acrescentem opcionalmente um pouco de Cal na mistura básica do COB.

Provador de roupas de forma espiral da loja Life is Good feito com COB 

 
Os ingredientes  são misturados com os pés, formando uma massa de excelente plasticidade que serve tanto para se construir manualmente uma casa inteira, formando paredes grossas que funcionam como massa térmica; como pode ser usado para revestimento de paredes e para ser modelada, criando-se formas e relevos artísticos e esculturais lindíssimos.
 
casa de cob e telado verde
Casa natural feita com COB e telhado verde
 
O COB assemelha-se ao Adobe, mas enquanto este é usado para fazer tijolos, o COB é usado para esculpir paredes desde a fundação até o teto.
 
Casinha de barro, galhos e ramos, vidros e garrafas reutilizadas!
Casinha natural feita sobre uma base de pedras locais e uma estrutura trançada de galhos, além de vidros e garrafas de vidro reutilizadas e COB, do Blog Quiero Barro

O COB é anti-terremoto, não pega fogo e é um material tido como bioclimático, já que suas paredes grossas funcionam como massa térmica, equilibrando a temperatura interior e mantendo naturalmente o ambiente mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.
 
paredes de cob

Supreendentemente, o material permanece estável em climas úmidos e de muitas chuvas. E desde que seja bem cuidado, o COB não se deteriora facilmente.
 
Foto panorâmica do interior da casa feita em COB por Brian Liloia na Ecovila The Dancing Rabbit - EUA

Tem um custo muito, muito baixo mesmo, permitindo-se gastar quase zero com esse tipo de construção.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios