Pular para o conteúdo principal

COB na bioconstrução

COB é das inúmeras técnicas construtivas milenares que utilizam a terra/barro como matéria prima não renovável, porém reutilizável.

beiral alrgo na casa de cob
Casa natural, de formas orgânicas, feita com COB
 
É o método mais indicado nas construções naturais e sustentáveis em que se deseje usar mais as formas orgânicas e escultóricas, pois plasticidade que o material oferece permite muita facilidade de trabalha-lo e modela-lo livremente com as mãos.
 
Clique aqui para ver mais imagens de construções feitas com COB.
 

triplex joao de barro
Condomínio Triplex de casa do pássaro João de Barro

 
O COB é um material produzido com a mistura de apenas terra/barro + areia + palha seca e água, tal qual é feita a casa do grande mascote dos bioconstrutores - o João de Barro; havendo também aqueles que acrescentem opcionalmente um pouco de Cal na mistura básica do COB.

Provador de roupas de forma espiral da loja Life is Good feito com COB 

 
Os ingredientes  são misturados com os pés, formando uma massa de excelente plasticidade que serve tanto para se construir manualmente uma casa inteira, formando paredes grossas que funcionam como massa térmica; como pode ser usado para revestimento de paredes e para ser modelada, criando-se formas e relevos artísticos e esculturais lindíssimos.
 
casa de cob e telado verde
Casa natural feita com COB e telhado verde
 
O COB assemelha-se ao Adobe, mas enquanto este é usado para fazer tijolos, o COB é usado para esculpir paredes desde a fundação até o teto.
 
Casinha de barro, galhos e ramos, vidros e garrafas reutilizadas!
Casinha natural feita sobre uma base de pedras locais e uma estrutura trançada de galhos, além de vidros e garrafas de vidro reutilizadas e COB, do Blog Quiero Barro

O COB é anti-terremoto, não pega fogo e é um material tido como bioclimático, já que suas paredes grossas funcionam como massa térmica, equilibrando a temperatura interior e mantendo naturalmente o ambiente mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.
 
paredes de cob

Supreendentemente, o material permanece estável em climas úmidos e de muitas chuvas. E desde que seja bem cuidado, o COB não se deteriora facilmente.
 
Foto panorâmica do interior da casa feita em COB por Brian Liloia na Ecovila The Dancing Rabbit - EUA

Tem um custo muito, muito baixo mesmo, permitindo-se gastar quase zero com esse tipo de construção.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo