Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

30 de jun de 2017

Domo Geodésico - Forma Perfeita de Buckminster Fuller


O Domo Geodésico. A forma que Richard Buckminster Fuller estudou e tornou conhecida pela sua extrema resistência estrutural. Dizem que ele passou por experiências traumáticas em sua vida e que pensou em se suicidar. Mas ao invés de tirar a vida, passou a dedicar-se a estudar soluções. Como ele mesmo definiu em suas palavras em fazer de sua existência dali em diante 

“(…) um experimento, descobrir como um único indivíduo pode contribuir para mudar o mundo e beneficiar toda a humanidade.”

Na área de arquitetura, o Domo Geodésico, além da facilidade de uso, se caracteriza pela:

Resistência aos ventos, tormentas e neve.
Resistência Estrutural
Coleta de energia solar passiva - sendo um concentrador de luz e calor
Economia para construção
Melhor facilidade de ventilação e distribuição de calor interno

Uma estrutura relativamente simples que pode ser construída por pessoas leigas com alguma instrução a respeito e que pode ter uma espaço interno super agradável. 


Uma alternativa interessante que tanto pode resultar em uma estufa, um abrigo de férias ou edificações maiores e mais complexas. São versáteis e de fácil montagem como mostra o vídeo abaixo.


Um homem interessante o seu Buckminster Fuller. Fez das suas experiências amargas de vida um combustível para estudar melhorias para outras vidas. Estudou a natureza e como ela se comportava para achar soluções. Teve uma visão sustentável de vida e mundo bem antes dos demais. Conseguiu 28 patentes, escreveu 28 livros, recebeu 47 títulos honorários.

Domo na Floresta from Diogo Coneglian on Vimeo.


“Procurar por princípios que governem o universo e auxiliar a evolução da humanidade de acordo com os mesmo… Encontrar meios de fazer mais com menos, para que todas as pessoas de todos os lugares possam ter mais e mais” 
Buckminster Fuller

Veja aqui um acervo digital com seus artigos. Via: Elenara Leitão