Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

12 de out de 2016

Casas Sustentáveis

Definição (o que são)

Também conhecidas como casas ecológicas, as casas sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental e garantindo o bem-estar dos moradores.



Características das casas sustentáveis

- Uso de sistemas elétrico e hidráulico que possibilitam a economia e uso racional de água e energia elétrica. Estes sistemas também são feitos para evitar ao máximo e desperdício.

- Uso de madeiras certificadas, ou seja, com origem legal.

- Instalação de sistema de aquecimento solar.

- Projeto que privilegia ao máximo a iluminação natural (do sol) para possibilitar a economia de luz elétrica em lâmpadas.

- Projeto de construção que não cause danos ao meio ambiente. Desta forma, a construção das casas sustentáveis não devem gerar poluição do ar e da água, desmatamento e contaminação do solo.

- Uso de sistema de captação de águas de chuva para o uso interno.

- Emprego, sempre que possível, de materiais de construção recicláveis e reutilizáveis.

- Aplicação de processos construtivos que evitem ao máximo o desperdício de materiais de construção e acabamento.

- Implantação de sistema térmico que vise a diminuição do uso de ar condicionado. Uma das soluções é a implantação do telhado verde, que além de aumentar a área vegetal da casa, diminui o calor interno da residência nos dias quentes de verão.

- Uso de jardins com plantio, quando possível, de árvores.



Importância e benefícios

As casas sustentáveis são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais. Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também trazem vantagens para os moradores como, por exemplo, redução de custos com energia elétrica e água, além de um ambiente residencial agradável.



Custo

O custo de uma casa sustentável é praticamente igual ao de uma casa construída pelos métodos tradicionais. Alguns sistemas podem trazer um custo inicial mais alto, porém, a médio prazo, tendem a gerar economia. Este é o caso, por exemplo, do sistema de aquecimento solar.

Fonte: Sua Pesquisa